21 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

COSTA, Andrea    HUMBOLDT, Sofia von. A espiritualidade e as doenças crónicas nos idosos - estudo exploratório em idosos. []. , 21, 1, pp.69-74. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210111.

O envelhecimento populacional apresenta-se como sendo um desafio da saúde pública contemporânea. As doenças crónicas são uma preocupação, especialmente entre a população idosa, pois com elas vivenciam-se perdas e alterações na vida dos idosos, onde a espiritualidade pode ser uma forma de encontrar força para vencer as adversidades. O objetivo do presente estudo exploratório realizado com idosos foi verificar se a espiritualidade e a fé ajudam o idoso a lidar com a doença crónica na velhice. Método: O presente estudo, de natureza qualitativa, foi realizado através de entrevistas semi-estruturadas a 7 idosos com idades entre os 62 e os 92 (M= 76,85; DP=11,20). Resultados: Foram identificadas duas categorias, a crença em deus, onde todos os inquiridos responderam que acreditam em Deus, e, a força para enfrentar a doença, onde todos os inquiridos responderam que a fé e acreditar em Deus, os ajudou e ajuda a enfrentar a doença. Discussão: À medida que envelhece, o idoso começa a vivenciar diversas mudanças que acarretam uma adaptação a novos papéis. As doenças crónicas são um exemplo, pois trazem consigo sentimentos, que, muitas vezes podem afetar o bem-estar do idoso, e consequentemente, a procura de um propósito na vida e formas de enfrentar a doença, através da fé. Assim, verificam-se temas de relevo no presente estudo, que contribuirão para melhorar e acrescentar conhecimento à psicologia da saúde.

: Espiritualidade; Religião; Envelhecimento; Doenças Crónicas.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License