21 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

FERREIRA, Marlene    SILVA, Isabel. Seremos pais informados? - Literacia sobre a gravidez e parto: uma revisão sistemática. []. , 21, 1, pp.144-151. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210122.

A literacia sobre a gravidez e parto visa a promoção de conhecimentos, habilidades e recursos que determinam a capacidade de adquirir, interpretar, comunicar e gerir questões relacionadas com a tomada de decisão para a manutenção de saúde da mulher e do bebé, desmistificando crenças associadas a este ciclo de vida. Assim, procurou-se identificar os níveis de literacia sobre a gravidez e parto em população adulta, focando as principais preocupações e consequentes recursos utilizados na obtenção de informação. Para tal recorreu-se ao método de pesquisa por revisão sistemática, realizada na base de dados B-on, usando as combinações de descritores “health literacy” and “childbirth or pregnancy”. Obteve-se um total de 133 artigos que, após aplicação dos critérios de elegibilidade e remoção dos duplicados, transformaram-se em 16. Depreende-se que a população adulta apresenta níveis de literacia baixos, preocupando-se essencialmente com a toma de medicação durante a gravidez e aleitamento, diabetes gestacional e medo da dor. As trocas de experiências entre conhecidos são priorizadas, em detrimento da procura de informação junto dos profissionais de saúde, o que contribui para o enraizamento de crenças erróneas. Tais resultados salientam a pertinência de caracterizar de forma exaustiva a literacia em saúde relacionada com a gravidez e o parto, como ponto de partida do planeamento de programas para a sua necessária promoção.

: Literacia Em Saúde; Gravidez; Parto.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License