21 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

SA, Nivaldete; VITAL, Luísa    CASTRO, Elisa. Crença sobre as causas do infarto agudo do miocárdio. []. , 21, 2, pp.250-261. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210202.

As crenças em saúde referem-se a esquemas mentais relacionados às características das doenças. Diante de uma situação de risco para a saúde, as crenças em saúde guiam a identificação e interpretação dos seus sinais. O indivíduo, saudável ou doente, busca explicações sobre as causas da doença que resultam em condutas de enfrentamento focadas para a sua condição. Assim, o estudo examinou as crenças sobre as causas do infarto agudo do miocárdio (IAM) de pessoas com e sem a doença. Participaram 77 pessoas, 31 pessoas com IAM e 46 sem essa doença, selecionadas por conveniência. Os instrumentos utilizados foram questionário sociodemográfico e de comportamentos em saúde e perguntas sobre causas da doença derivadas do Revised Illness Perception Questionnaire -IPQ-R. Os resultados mostraram que as pessoas com e sem a doença tiveram crenças muito semelhantes quanto às causas do IAM quando perguntadas de forma espontânea. Quando estimulados, as pessoas com a doença atribuíram o IAM mais frequentemente a estresse/preocupação, estado emocional e destino/má sorte. Desse modo, as crenças dos participantes parecem mais relacionadas a questões emocionais/psicológicas do que seus comportamentos em saúde que podem contribuir para a prevenção e tratamento dos fatores de risco do IAM. Constata-se que as pessoas precisam compreender melhor sobre os fatores de risco que levam ao IAM e sobre o papel dos seus comportamentos para a adoção de estilo de vida saudáveis.

: infarto agudo do miocárdio; doença cardiovascular; crenças em saúde; atribuição causal; prevenção; autocuidado.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License