21 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

GIL, Pedro; SONEGO, Joice; ALVES, Cássia    RUDNICKI, Tânia. Espiritualidade e qualidade de vida em praticantes da religião protestante. []. , 21, 2, pp.287-296. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210205.

O conceito de Espiritualidade, Religiosidade e Crenças pessoais (SRPB) tem sido apontado como um componente importante da percepção da Qualidade de Vida (QV). Considerando esse aspecto, este estudo tem por objetivo, através de um estudo quantitativo, analisar a relação entre SRPB e QV em homens e mulheres praticantes da religião protestante. Foram utilizados o WHOQOL-bref e o WHOQOL-SRPB, em uma amostra composta por 62 participantes, sendo 31 homens e 31 mulheres (M = 32,89; DP = 9,79) frequentadores de Células - reuniões semanais de grupos de integrantes de uma instituição Religiosa Protestante em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas nos domínios Psicológico e Esperança & Otimismo, com os homens apresentando médias superiores às mulheres e correlações estatisticamente significativas entre os domínios e facetas dos instrumentos. Os achados apontam que os homens utilizam a fé como uma das possibilidades de enfrentamento quando apresentam saúde física e emocional debilitada. Já as mulheres, quando não se sentem apoiadas por sua rede de apoio, buscam por uma explicação para sua vida na religião. Conclui-se que é diferente a maneira como espiritualidade e qualidade de vida se relaciona em homens e mulheres.

: espiritualidade; qualidade de vida; homens; mulheres.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License