21 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

JUSTO-HENRIQUES, Susana. Contributo da psicologia da saúde na promoção de comportamentos salutogénicos em pandemia. []. , 21, 2, pp.297-310. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210206.

Ao longo da história da humanidade verificaram-se várias pandemias. O mundo cada vez mais globalizado potencia a disseminação de uma epidemia num curto período de tempo, originando a pandemia. O contributo da Psicologia da Saúde, tem sido essencial para compreender qual a relação e a influência das diferentes pandemias nos casos de doença, assim como, na definição de comportamentos salutogénicos para mitigar as consequências negativas, fomentando o bem-estar da população. A adoção de comportamentos saudáveis e preventivos é essencial para diminuir a propagação de doenças pandêmicas. De forma a reduzir o pânico e reações adversas, torna-se imperioso definir diretrizes e divulgar recomendações precisas à população adequadas a cada situação pandémica. Porém, alterar hábitos exige um esforço cognitivo, aumentando os níveis de stress e consequente alteração de comportamentos. A intervenção psicológica célere e adequada, em situação de pandemia da Covid-19, pode reduzir os comportamentos de risco à saúde, baseada em evidências de medidas adotadas em pandemias anteriores, caso da gripe A e do ébola. O isolamento social é uma medida essencial no controlo da pandemia, contudo pode gerar alterações do estado psíquico e emocional.

: Comportamentos relacionados com a saúde; comportamentos de risco à saúde; comportamento social; psicologia da sáude; pandemia; Covid-19.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License