21 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

DUARTE, Joana    CARQUEJA, Eduardo. Cuidados paliativos na demência - o que sabem os cuidadores formais. []. , 21, 2, pp.404-414. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210215.

O aumento progressivo da dependência associado à demência é, muitas vezes, motivo para a institucionalização. A prestação de cuidados na demência deve privilegiar a preservação da dignidade e do conforto, numa abordagem paliativa. Ainda assim, o acesso desta população a Cuidados Paliativos (CP) é insuficiente. Tendo em conta o papel essencial dos cuidadores formais, este estudo tem por objetivo descrever os seus conhecimentos sobre CP na demência. Foi realizado de um estudo qualitativo, de caráter descritivo-exploratório e de corte transversal. A amostra foi constituída por 46 cuidadores formais de idosos, que responderam a um questionário criado pelos autores, analisado segundo o método de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados sugerem que a amostra foi capaz de identificar os pilares centrais dos CP: controlo de sintomas, o apoio à família, a comunicação e o trabalho em equipa. No entanto, foi ainda notório um forte estigma social negativo associado aos CP, bem como algumas crenças desajustadas sobre o âmbito destes cuidados.

: demência; cuidados paliativos; cuidador formal.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License