21 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

BRANQUINHO, Cátia; SANTOS, Anabela Caetano    MATOS, Margarida Gaspar de. A COVID-19 e a voz dos adolescentes e jovens em confinamento social. []. , 21, 3, pp.624-632.   31--2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210307.

^a

Este estudo tem como objetivos compreender o impacto que o confinamento e isolamento social no âmbito da COVID-19 tiveram nas vidas dos adolescentes e jovens, ao nível do seu bem-estar físico, psicológico e social; a par de estratégias e lições para lidar com futuras pandemias ou nova vaga da doença. 617 respostas (M = 19,2 anos; F = 19,1 anos; entre 16-24 anos) a um instrumento online aplicado durante o confinamento e isolamento social da primeira vaga da COVID-19. Análise de conteúdo com apoio do software MAXQDA 2020. Como resultados, 7 categorias emergiram: social; emocional; comportamental; fisiológico; cognitivo; educacional; estrutural. Para lidar com a pandemia mantiveram-se otimistas, realizaram atividades agradáveis, mantiveram o contato com a família e amigos e estabeleceram rotinas. Como lições, destacaram a importância de respeitar as normas da Direção-Geral da Saúde, a necessidade de preparar atempadamente o Sistema Nacional de Saúde, de fornecer treino a professores e alunos para o ensino-aprendizagem online, e a possibilidade de ter apoio no estabelecimento de rotinas. Os adolescentes e jovens revelam-se interessados e capazes de identificar, participar e contribuir para soluções nas questões que os afetam; manifestam-se ainda preocupados com os impactos da pandemia na sua geração. Propostas para diminuir os impactos de futuras pandemias ou nova vaga são apresentadas.

^lpt^a

This study aims to understand the impact that confinement and social isolation within the COVID-19 had on the lives of adolescents and young people in terms of their physical well-being, psychological and social; alongside strategies and lessons to deal with future pandemics or a new wave of the disease. 617 responses (M = 19.2 years; F = 19.1 years; between 16-24 years) to an online instrument applied during the confinement and social isolation of the first wave of COVID-19. Analysis based on MAXQDA 2020 software. As results, 7 categories emerged: social; emotional; behavioral; physiological; cognitive; educational; structural. To cope with the pandemic, they remained optimistic, carried out pleasant activities, maintained contact with family and friends and established routines. As lessons, they highlighted the importance of respecting the norms of the Directorate-General for Health, the need to prepare the National Health System in a timely manner, to provide training for teachers and students for online teaching-learning, and the possibility of having support in establishing routines. Adolescents and young people reveal themselves interested and able to identify, participate and contribute to solutions in the issues that affect them; are still concerned about the impacts of the pandemic on their generation. Proposals to reduce the impacts of future pandemics or a new wave are presented.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )