21 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

BATISTA, Luana; MAIA, Luis    SILVA, Sofia. Avaliação de domínios gerais e específicos na discalculia do desenvolvimento: que investigar?. []. , 21, 3, pp.956-966.   31--2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210334.

^a

A Discalculia do Desenvolvimento faz parte dos transtornos específicos de aprendizagem e afeta de 3 a 5% da população em idade escolar. É caracterizada por uma dificuldade no processamento numérico e em cálculos básicos com manifestação precoce e persistente ao longo do desenvolvimento. A avaliação neuropsicológica e suas ferramentas são úteis no estabelecimento do diagnóstico clínico. A Discalculia afeta domínios gerais e específicos da cognição. Nos domínios gerais, é importante a avaliação das representações verbais, habilidades visuoespaciais, funções executivas e memória de trabalho. Já nos domínios específicos é necessária a investigação das representações não simbólicas, transcodificação, operadores, conceitos, procedimentos, fatos aritméticos e problemas verbalmente formulados. Além disso, crianças com transtorno de aprendizagem estão suscetíveis ao desenvolvimento de problemas emocionais e comportamentais, sendo sua investigação altamente necessária. O entendimento dos mecanismos subjacentes ao transtorno facilita a compreensão das habilidades preservadas e prejudicadas no indivíduo.

^lpt^a

Developmental dyscalculia is part of specific learning disorders and affects 3 to 5% of the school-age population. It is characterized by a difficulty in numerical processing and basic calculations with early and persistent manifestation throughout development. Neuropsychological assessment and its tools are useful in establishing a clinical diagnosis. Dyscalculia affects general and specific domains of cognition. In general domains, it is important to evaluate verbal representations, visuospatial skills, executive functions and working memory. In the specific domains, it is necessary to investigate non-symbolic representations, transcoding, operators, concepts, procedures, arithmetic facts and verbally formulated problems. In addition, children with learning disabilities are susceptible to the development of emotional and behavioural problems, and their investigation is highly necessary. Understanding the mechanisms underlying the disorder facilitates the understanding of the skills preserved and impaired in the individual.

^len^a

La discalculia del desarrollo es parte de trastornos de aprendizaje específicos y afecta del 3 al 5% de la población en edad escolar. Se caracteriza por una dificultad en el procesamiento numérico y cálculos básicos con manifestación temprana y persistente durante todo el desarrollo. La evaluación neuropsicológica y sus herramientas son útiles para establecer un diagnóstico clínico. La discalculia afecta los dominios generales y específicos de la cognición. En dominios generales, es importante evaluar las representaciones verbales, las habilidades visoespaciales, las funciones ejecutivas y la memoria de trabajo. En los dominios específicos, es necesario investigar representaciones no simbólicas, transcodificaciones, operadores, conceptos, procedimientos, hechos aritméticos y problemas formulados verbalmente. Además, los niños con discapacidades de aprendizaje son susceptibles al desarrollo de problemas emocionales y de comportamiento, y su investigación es muy necesaria. Comprender los mecanismos subyacentes al trastorno facilita la comprensión de las habilidades preservadas y deterioradas en el individuo.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )