22 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

REPPOLD, Caroline; D’AZEVEDO, Luiza    NORONHA, Ana Paula. Estratégias de avaliação de forças de caráter. []. , 22, 1, pp.50-61.   30--2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220106.

^a

Na Psicologia Positiva, as forças de caráter são definidas como as características positivas dos seres humanos, que possuem um valor moral. Para sistematizar os estudos sobre o tema, Peterson e Seligman estabeleceram, inicialmente, um modelo de 24 forças e seis virtudes. A partir desse modelo teórico, pesquisas demonstraram que o desenvolvimento dessas características positivas está relacionado ao aumento de indicadores de bem-estar, engajamento e realização pessoal, a depender do foco da intervenção e do instrumento de medida utilizado. Os objetivos deste estudo foram: a) realizar uma revisão narrativa sobre os principais instrumentos que avaliam as forças de caráter e demonstram evidências de validade, e b) apresentar algumas das intervenções focadas em forças que demonstrem eficácia. Quanto aos instrumentos, a revisão apresenta diferenças culturais na avaliação das forças. Sobre as intervenções relatadas, identifica-se que o desenvolvimento das forças potencializa, sobretudo, o bem-estar subjetivo. Espera-se, com este estudo, instrumentalizar profissionais da área da saúde e da educação quanto a um construto promissor no desenvolvimento de indicadores positivos de bem-estar. Além disso, estima-se que a revisão estimule o desenvolvimento de futuras pesquisas empíricas sobre as forças de caráter em contextos e faixas etárias diversas.

^lpt^a

In Positive Psychology, character strengths are defined as the positive characteristics of human beings, which have a moral value. To systematize studies on the topic, Peterson and Seligman established, initially a model of 24 forces and six virtues. From this theoretical model, researches have shown that the development of these positive characteristics is related to the increase in indicators of well-being, engagement, and personal achievement, depending on the focus of the intervention and the measuring instrument used. The objectives of this study were: a) to carry out a narrative review on the main instruments that assess the character strengths and demonstrate evidence of validity, and b) to present some of the interventions focused on strengths that demonstrate effectiveness. In relation to the instruments, the review presents cultural differences in the assessment of strengths. Regarding the reported interventions, it is identified that the development of strengths enhances, above all, subjective well-being. It is hoped, with this study, to equip health and education professionals about a promising construct in the development of positive indicators of well-being. In addition, it is estimated that the review will stimulate the development of future empirical researches on the character strengths in different contexts and age groups.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )