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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

ZAIA, Priscila; CAMPOS, Carolina; OLIVEIRA, Karina    NAKANO, Tatiana. Dupla-excepcionalidade e altas habilidades/superdotação sob olhar da psicologia positiva. []. , 22, 1, pp.62-75.   30--2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220107.

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A dupla-excepcionalidade vem sendo um tema de interesse de pesquisadores no que tange a compreensão de especificidades individuais. Este estudo visou traçar um perfil cognitivo, criativo e socioemocional de crianças com dupla-excepcionalidade e relacioná-los com o de crianças com alta habilidade/superdotação (AH/S). A amostra foi composta por dois grupos. O grupo 1 contemplou cinco crianças identificadas com dupla-excepcionalidade, com idades entre 9 e 11 anos (M= 10,40; DP= 0,89), três com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e duas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade associado às altas habilidades. O grupo 2 envolveu 80 crianças com diagnóstico isolado de AH/SD, com idade entre 9 e 12 anos (M=10,69; SD=1,17) que responderam a Bateria para Avaliação das Altas Habilidades/Superdotação (BAAH/S) que avalia inteligência, criatividade verbal e figural, por meio de testes de desempenho e a Escala de Identificação de Características associadas às Altas Habilidades/Superdotação (EICAH/S), um instrumento de autorrelato de características associadas ao fenômeno. Testes de diferenças de média indicaram que o desempenho do grupo com dupla-excepcionalidade não mostrou diferença nas medidas avaliadas, considerando-se o diagnóstico associado (TDAH ou TEA). Também não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Diante dos resultados, uma hipótese explicativa envolve a possibilidade de que a identificação das AH/SD e, consequentemente, o fornecimento de atendimento adequado às suas necessidades específicas, pode estar atuando como fator de proteção para essas crianças, especialmente as que apresentam outro diagnóstico associado visto que, seu desempenho nos construtos avaliados não se mostrou inferior àqueles que somente apresentam superdotação.

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Twice-exceptionality has been a topic of interest to researchers in terms of understanding individual specificities. This study aimed to verify the cognitive, creative, and socioemotional profile of children with twice-exceptionality, comparing it to the profile of gifted children. For that, there were two groups of participants. Group 1 included five children identified with twice-exceptionality, aged 9 to 11 years old (M= 10.40; SD= 0.89), three with a diagnosis of Autism Spectrum Disorder and two with Attention and Hyperactivity Deficit Disorder associated with a giftedness condition. Group 2 involved 80 gifted children, aged 9 to 12 years old (M= 10.69; SD= 1.17) who answered the Battery for Giftedness Assessment (BAAH/S) which evaluates intelligence, verbal and figural creativity through performance tests, and the Scale to Identify Giftedness Characteristics (EICAH/SD), a self-report instrument of characteristics associated with the phenomenon. Tests of mean differences indicated that the performance of the group with double exceptionality did not show any difference in the measures evaluated, considering the associated diagnosis. Also, there were no significant differences between groups. In view of these results, an explanatory hypothesis involves the possibility that the giftedness identification and, consequently, the provision of appropriate care to their specific needs, may be acting as a protective factor for these children, especially those with another associated diagnosis, since, their performance in the evaluated constructs was not inferior to those that only present giftedness.

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