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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

SANTOS, Leonor; QUEIROS, Sílvia; MENESES, Rute    COUTO, Germano. Caraterização de programas de treino de competências de comunicação: revisão sistemática. []. , 22, 2, pp.359-373.   31--2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220204.

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A elevada importância da comunicação em saúde, como competência vital na prática de cuidados e fundamental na educação para a saúde, determina que seja considerada a importância do seu treino. Assim, procurou-se identificar programas de treino de competências de comunicação para profissionais de saúde, nomeadamente fisioterapeutas, e sistematizar a sua caraterização. Para tal procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura com base na Statement Preferred Reporting Items For Systematic Reviews And Meta-Analyses (PRISMA). Treze artigos, de 329 identificados, foram incluídos na síntese qualitativa, após aplicação dos critérios de elegibilidade. Verificou-se variabilidade nos procedimentos e que nem sempre a informação é suficiente para se caraterizar minuciosamente cada programa. A grande maioria dos programas dirigia-se a profissionais, com sessões em grupo, presenciais e teórico-práticas; como métodos de treino foram comummente usados exercícios práticos com e sem role-play, meios audiovisuais, discussão crítica e fornecimento de material de apoio. A maioria dos estudos revelou programas eficazes, em particular os que incluíam estudantes. Os resultados sugerem que a estrutura do programa poderá ser mais relevante que a sua duração, as competências de comunicação treinadas ou as técnicas e métodos utilizados. O reduzido número de estudos identificados no âmbito da fisioterapia é sugestivo da relevância de se realizarem mais estudos nesta área, em particular com estudantes.

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The high importance of health communication, as a vital competence in the practice of care and fundamental in health education, determines the importance of its training. Thus, it was sought to identify training programs of communication skills for health professionals, including physiotherapists, and systematize their characterization. To this end, a systematic review of the literature was conducted based on the Statement Preferred Reporting Items For Systematic Reviews And Meta-Analyses (PRISMA). Thirteen articles out of 329 identified were included in the qualitative synthesis, after applying the eligibility criteria. It was verified variability in the procedures and that the information is not always enough to characterize each program in detail. The great majority of the programs were directed to professionals, with group sessions, in-person and theoretical-practical; as training methods, practical exercises with and without role-play, audiovisual means, critical discussion and supply of support material were commonly used. Most studies revealed effective programs, particularly those that included students. The results suggest that the structure of the program may be more relevant than its duration, the communication skills trained, or the techniques and methods used. The small number of studies identified within physiotherapy is suggestive of the relevance of further studies in this area, particularly with students.

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