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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

ANTUNES, Rita; GUEDES, Maryse; ALEXANDRE, Joana    VERISSIMO, Manuela. Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional. []. , 22, 2, pp.374-389.   31--2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220205.

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Os programas de competências socioemocionais têm mostrado ser benéficos para crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sendo escassos os programas desenvolvidos neste âmbito que se direcionam especificamente a crianças com esta perturbação do neurodesenvolvimento. Para dar respostas às limitações existentes nesta área de intervenção, este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade de psicólogos portugueses sobre um novo programa de promoção de competências socioemocionais. Dezanove participantes, com especialização em psicologia clínica e/ou educacional e com experiência prévia em trabalho com crianças/jovens foram distribuídos, em quatro grupos focais. Os grupos focais foram moderados por um investigador treinado, seguindo um guião de entrevista semiestruturado. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervenção.

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Social and emotional learning programs have shown benefits for children who display hyperactivity disorder and attention deficit. However, few available programs are specifically targeted at children who display this type of neurodevelopmental disorder. To answer current limitations in this intervention area, this study aimed to explore the perceptions of Portuguese psychologists about the acceptability of a new intervention targeted at the promotion of socioemotional skills. Nineteen participants, specialized in Clinical and/or Educational Psychology, with prior experience in intervening with children and adolescents, were distributed in four focus groups. The focus groups were conducted by a trained moderator, using a semi-structured interview guide. Globally, the results of the deductive thematic analysis showed that Portuguese psychologists perceptions that the dynamics, contents and materials were acceptable, suggesting only minor modifications: (1) promote the generalization of the learning skills to other naturalistic contexts, (2) monitor children’s progress across time and (3) take into account developmental specificities and practical barriers in the involvement of parents and teachers during the implementation of the intervention program.

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