22 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

FERRAO, Ângela; CARVALHO, Paula    SILVA, Cláudia. Avaliação dos níveis de literacia em saúde em doentes com hipertensão arterial. []. , 22, 2, pp.521-529.   31--2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220216.

^a

A literacia em saúde remete para a postura ativa que o sujeito deve assumir como resposta às exigências da saúde e da doença que o contexto em que se insere lhe exige. Os doentes crónicos são um dos grupos mais vulneráveis no campo da literacia em saúde e em quem mais se refletem os efeitos de níveis inadequados de literacia. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar os níveis de literacia em saúde em indivíduos com Hipertensão Arterial. Neste estudo transversal participaram 76 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, com diagnóstico de hipertensão arterial, seguidos na consulta externa de Hipertensão Arterial de um Hospital português. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e o Inquérito de Literacia em Saúde. Os resultados evidenciaram baixos níveis de literacia em saúde, com 23,7% dos inquiridos a apresentarem níveis inadequados e 64,5% níveis problemáticos de literacia em saúde. Sujeitos mais novos e com habilitações académias mais altas, têm maior facilidade em compreender e lidar com questões relacionadas com a saúde num nível geral. A baixa consciencialização e o conhecimento precário sobre as questões da saúde e a doença, constituem um fator relevante no desenvolvimento e autogestão de várias patologias, devendo ser entendido como um aspeto fulcral de atenção e intervenção por parte dos profissionais de saúde.

^lpt^a

Health literacy refers to an active posture that individuals must assume as a response to the demands of health and disease required by its context. Chronic patients are at greater vulnerability for health literacy and most affected by the effects of inadequate literacy levels. This study aimed to evaluate health literacy levels in individuals with arterial hypertension. A cross-sectional survey of 76 individuals aged between 18 and 65 years, with diagnostic of arterial hypertension was conducted on a Portuguese hospital. Data were collected using a sociodemographic questionnaire and the Health Literacy Survey. The results revealed that, 23.7% of respondents report inadequate levels and 64.5% have problematic health literacy levels. The younger ones and those with higher education levels shows a greater ease in understanding and dealing with health-related issues. Low awareness and poor knowledge of health issues and disease are a relevant factor in the development and management of a given pathology and should be understood as a central aspect of attention and intervention by health professionals.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )