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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

ALVES, Keila et al. Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes. []. , 22, 2, pp.567-577.   31--2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220221.

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O Programa de Saúde na Escola vem contribuir para um olhar interdisciplinar sobre o bem-estar do adolescente. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre fatores de saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa; do tipo descritivo transversal. A amostra foi formada por 43 adolescentes entre 14 e 18 anos matriculados em uma escola particular no noroeste do Paraná. Para avaliar o bem-estar subjetivo e apego à escola utilizou-se a Escala de Afetos e a Escala de Apego ao Lugar. Na Escala de Afetos o escore mediano dos itens negativos foi de 1,93, ao passo que para os itens positivos, a mediana observada foi de 3,14. Observou-se a prevalência dos afetos positivos: feliz (60%) e divertido (58%), já em relação aos afetos negativos, a prevalência foi: preocupado (37%) e impaciente (30%). Os locais de maior apego na escola foram a árvore de sete copas e o ginásio, o que mostra a relevância dos espaços naturais, de socialização e lazer. Conclui-se que o ambiente escolar pode ser gerador de qualidade de vida e afetos aos adolescentes. Incentivos a ações interdisciplinares nesse contexto podem propiciar uma boa percepção de lugar, de saúde e bem-estar subjetivo em adolescentes escolares.

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The School Health Program contributes to an interdisciplinary perspective on adolescent’s well-being. This study’s aim was to analyze the relationship between health factors, subjective well-being and school environment attachment in adolescents. It is a quantitative and qualitative transversal descriptive type research. The sample consisted on 43 adolescents between 14 and 18 years old signed in a private school in northwestern Paraná. To assess subjective well-being and attachment to school, the Affects Scale and the Attachment to Place Scale were used. In the Affects Scale, the median score for negative items was 1.93, while for positive items, the median observed was 3.14. It was observed positive affections prevalence: happy (60%) and fun (58%), in relation to negative affections, the prevalence was: worried (37%) and impatient (30%). The places of greatest attachment at the school were the seven-treetop tree and the gym, which shows the relevance of natural spaces, socialization and leisure. It is concluded that the school environment can be a generator of life quality and affection for adolescents. Incentives for interdisciplinary actions in this context can provide a good place perception, health and subjective well-being in school adolescents.

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