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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

CORREA, Rafael et al. Habilidades sociais e saúde sexual de adolescentes em região de fronteira. []. , 23, 1, pp.168-177.   30--2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230116.

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Analisar a associação entre habilidades sociais e saúde sexual em adolescentes de uma região de fronteira. Estudo de corte realizado com 722 adolescentes (328 meninos, 394 meninas), estudantes de escolas públicas de Foz do Iguaçu no ano de 2016, com uma média de 16 anos de idade. Foram utilizados questionários para a coleta de dados. A associação das habilidades sociais e os indicadores do estudo foram analisados no grupo geral e estratificado por gênero. Os testes de Qui-quadrado e Regressão Logística Binomial foram utilizados. Os meninos demonstraram uma relação entre a baixa habilidade social com o não uso de método para prevenção de gravidez, baixa classificação do estado de saúde, não ter recebido orientação sobre prevenção de gravidez na escola, não uso de serviço de saúde e maior sentimento de solidão. As meninas apresentaram uma relação entre a baixa classificação do estado de saúde e menor regulação parental com a baixa habilidade social. O estudo demonstrou uma associação das habilidades sociais com indicadores mais amplos da saúde sexual de adolescentes, apontando direções para a realização de intervenções em habilidades sociais de forma complementar em programas de educação e saúde sexual para o bem-estar adolescentes em região de fronteira.

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To analyze the association between social skills and sexual health in adolescents from a border region. A cross-sectional study carried out with 722 adolescents (328 boys, 394 girls), students from public schools in Foz do Iguaçu in 2016, with an average age of 16 years. Questionnaires were used for data collection. The association of social skills and the study indicators were analyzed in the general group and stratified by gender. Chi-square and Binomial Logistic Regression tests were used. Boys demonstrated a relationship between low social skills and not using a method to prevent pregnancy, low health status classification, not having received guidance on pregnancy prevention at school, not using health services and a greater feeling of loneliness. Girls showed a relationship between low health status rating and lower parental regulation with low social ability. The study demonstrated an association of social skills with broader indicators of adolescent sexual health, pointing out directions for carrying out interventions in social skills in a complementary way in sexual education and health programs for adolescent well-being in the border region.

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