23 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

SOARES, Laís et al. Associação entre bullying e bruxismo em adolescentes escolares: um estudo piloto. []. , 23, 1, pp.196-202.   30--2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230119.

^a

A adolescência é tida como um período de mudanças nos âmbitos fisiológico, psíquico e relacional. Diante dos vários problemas e desafios que surgem nessa fase da vida, o bullying é reconhecido como forma de poder entre os pares, por meio de agressões tanto de cunho físico, como psicológico, sendo um fator potencialmente estressante. Levando em consideração que o modo de lidar com o estresse seja individual, acredita-se que o bruxismo esteja relacionado à influência desses fatores emocionais. O objetivo foi analisar a associação entre bullying e bruxismo em adolescentes escolares do ensino médio da rede estadual de Olinda, Pernambuco, Brasil. Trata-se de um estudo transversal cuja amostra foi composta por 234 adolescentes de 14 a 19 anos, ambos os sexos e estudantes da rede estadual de ensino de Olinda. Utilizou-se para coleta dos dados o questionário da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) para avaliação do bullying e Critérios Diagnósticos de Pesquisa em Disfunção Temporomandibular (RDC/TMD) para bruxismo. Os dados foram tabulados no Epidata 3.3 e analisados no SPSS versão 20. Observou-se uma associação estatisticamente significante de bruxismo nos adolescentes que sofreram bullying num total de 44,3% (p= 0,030), O bruxismo apresentou maior prevalência nos adolescentes de 17 a 19 anos e sexo feminino. O bullying acometeu a faixa etária de 14 a 16 anos e não apresentando diferença estatisticamente significante entre os sexos. Bruxismo e bullying apresentaram uma associação estatisticamente significante mostrando que os adolescentes que sofrerem bullying estão mais susceptíveis a apresentarem bruxismo.

^lpt^a

Psychological and relational spheres. In view of the various problems and challenges that arise in this phase of life, bullying is recognized as a form of power among peers, through physical and psychological aggressions, being a potentially stressful factor. Taking into account that the way of dealing with stress is individual, it is believed that bruxism is related to the influence of these emotional factors. The objective was to analyze the association between bullying and bruxism in adolescent high school students from the state network of Olinda, Pernambuco, Brazil. This is a cross-sectional study whose sample consisted of 234 adolescents aged 14 to 19 years, both sexes and students from the state school system in Olinda. The National School Health Survey (PeNSE) questionnaire was used for data collection to assess bullying and Diagnostic Research Criteria for Temporomandibular Disorder (RDC / TMD) for bruxism. The data were tabulated in Epidata 3.3 and analyzed in SPSS version 20. There was a statistically significant association of bruxism in adolescents who suffered bullying in a total of 44.3% (p = 0.030). Bruxism had a higher prevalence in adolescents aged 17 to 19 years old and female. Bullying affected the age group from 14 to 16 years old and there was no statistically significant difference between genders. Bruxism and bullying showed a statistically significant association showing that adolescents who are bullied are more likely to have bruxism.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )