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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

RIBEIRO, Beatriz et al. Síndrome de Burnout em uma amostra de professores brasileiros. []. , 23, 1, pp.290-297.   30--2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230127.

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A Síndrome de Burnout tem atingido trabalhadores em todo o mundo, provocando agravos à saúde mental. Objetivou-se investigar a Síndrome de Burnout em professores de ensino fundamental e médio. Estudo transversal, com 200 professores de escolas estaduais no norte do estado do Paraná-Brasil. Dados coletados por meio de um questionário para caracterização sociodemográfica e do Maslach Inventory Burnout. Para a análise utilizou-se a estatística descritiva e o teste ‘U’ de Mann-Whitney. Houve diferença significativa entre as médias na dimensão realização profissional da característica cor da pele, professores de cor amarela obtiveram média ≤33 pontos (µ = 27,0) indicando níveis altos de burnout, enquanto os docentes negros apresentaram escore de ≥40 pontos (µ = 43,6) indicando níveis mais baixos de burnout. Os professores com nível de doutorado apresentam níveis mais baixos de burnout ≥40 com escore médio obtido de 44,0 pontos na dimensão realização profissional. A cor da pele, situação conjugal, nível de escolaridade, vínculo de trabalho, turno de trabalho e reconhecimento no trabalho como fatores para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout. É preciso ações para promover a saúde mental dos professores.

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Burnout syndrome has reached workers worldwide, provoking mental health problems. Objective to investigate the burnout syndrome in elementary and middle school teachers. Cross-sectional study with 200 teachers from state schools in the north of the state of Paraná-Brazil. Data collected by means of a questionnaire for socio-demographic characterization and Maslach Inventory Burnout. Descriptive statistics and the Mann-Whitney 'U' test were used for the analysis. There was a significant difference between the averages in the professional accomplishment dimension of the skin color characteristic, yellow teachers obtained mean ≤33 points (Μ=27.0) indicating high levels of burnout, while the black professors Had a score of ≥40 points (Μ=43.6) indicating lower levels of burnout. Teachers with doctoral level present lower levels of burnout ≥40 with a mean score obtained from 44.0 points in the professional achievement dimension. The color of the skin, marital status and educational level as contributing factors for the development of burnout syndrome. It takes actions to promote teachers' mental health.

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