23 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

FERRACIOLI, Natália; RODRIGUES, Elaine; OLIVEIRA-CARDOSO, Érika    SANTOS, Manoel Antônio dos. Sujeito oculto: profissionais de saúde mental e o trabalho com comportamento suicida. []. , 23, 2, pp.382-389.   30--2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230204.

^a

O contato recorrente com pacientes que apresentam comportamento suicida frequentemente elicia sentimentos extremos nos profissionais de saúde, que tendem a ser invisibilizados. Trata-se de uma revisão da literatura com objetivo de sintetizar e reinterpretar achados de estudos qualitativos primários sobre a experiência de profissionais de saúde mental na assistência a pessoas com comportamento suicida. Foi realizada uma revisão de linha temporal aberta, a partir da estratégia estruturada de busca SPIDER e utilização do protocolo PRISMA para recuperação das evidências nas bases de dados PubMed/Medline, Web of Science, SCOPUS, PsycINFO, CINAHL e LILACS. Dois revisores triaram e avaliaram de forma independente a qualidade metodológica dos artigos, extraíram os dados e elaboraram a síntese temática; 852 artigos foram identificados entre 2005 e 2021, dentre os quais 21 contemplaram os critérios de elegibilidade e foram incluídos na amostra desta revisão. Os resultados foram organizados em três temas descritivos: (1) Impacto emocional do contato com experiências perturbadoras na prática profissional; (2) O outro lado da moeda: o encontro com experiências favoráveis; (3) Implicações emocionais do trabalho para a vida pessoal e profissional. Com base nesses temas centrais foi elaborado o tema analítico: Entre o doce e o amargo: transformações pessoais e profissionais vivenciadas no cuidado de pessoas com comportamento suicida. Concluiu-se que os profissionais experimentam sentimentos ambivalentes durante o trabalho com a população vulnerável ao risco suicida, que repercutem e geram transformações significativas nas esferas da vida pessoal e laboral. Os resultados contribuem para a capacitação multiprofissional, de modo a incluir o cuidado emocional aos profissionais em programas de posvenção, com vistas à prevenção de possíveis complicações decorrentes da exposição ao processo de luto.

^lpt^a

Recurrent contact with patients who present suicidal behavior often elicits extreme feelings in healthcare professionals, which tend to be invisibilized. We conducted a literature review with the aim of synthesize and reinterpret findings from primary qualitative studies about the experience of mental health professionals in assisting people with suicidal behavior. An open timeline literature review was conducted using the SPIDER structured search strategy and the PRISMA protocol to retrieve evidence from PubMed/Medline, Web of Science, SCOPUS, PsycINFO, CINAHL, and LILACS databases. Two reviewers independently screened and assessed the methodological quality of the articles, extracted the data, and prepared the thematic synthesis; 852 articles were identified between 2005 and 2021, among which 21 met the eligibility criteria and were included in the sample of this review. The results were organized into three descriptive themes: (1) Emotional impact of facing disturbing experiences in professional practice; (2) The other side of the coin: the encounter with favorable experiences; (3) Emotional implications of work for personal and professional life. Based on these central themes, the analytical theme was elaborated: Between sweet and bitter: personal and professional transformations experienced in the care of people with suicidal behavior. We concluded that professionals experience ambivalent feelings while working with the population vulnerable to suicidal risk, which have repercussions and generate significant transformations in personal and professional life. The results contribute to multiprofessional training, in order to include emotional care to professionals in postvention programs, in order to prevent possible complications arising from exposure to the grieving process.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )