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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

FERREIRA-LOCATELI, Camila et al. Memória, aprendizagem e queixas neuropsiquiátricas. []. , 23, 3, pp.748-763.   31--2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230313.

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Um centro de neuropediatria de hospital universitário do Paraná frequentemente encaminha crianças e adolescentes em idade escolar com queixas recorrentes de transtornos de aprendizagem, de comportamento e neuropsiquiátricos para atendimento e avaliação neuropsicológica. A literatura indica que crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem apresentam baixo desempenho em testes de memória. O objetivo do presente estudo foi descrever o perfil mnemônico de uma amostra constituída por 31 participantes e avaliar a relação entre aprendizagem e memória, desempenho escolar e sintomas neuropsiquiátricos. O método descritivo correlacional retrospectivo documental foi utilizado. O estudo demonstrou alta prevalência de prejuízos no desempenho escolar, somadas a alto índice de prejuízos na memória visual de curto prazo. A memória verbal de curto e longo prazo revelaram correlações positivas significativas com o desempenho escolar, principalmente com as habilidades de aritmética. A aprendizagem através da repetição oral da informação indica que a maioria da amostra se beneficiaria dessa prática de ensino. Conclui-se a importância da avaliação da memória e aprendizagem, pelo potencial de esclarecer profissionais da saúde quanto a terapêutica mais adequada, bem como educadores a respeito das melhores estratégias de aprendizagem.

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A neuropediatric center of a university hospital in Paraná frequently refers school-aged children and adolescents with recurrent complaints of learning, behavioral and neuropsychiatric disorders for neuropsychological care and assessment. The literature indicates that children with learning disability complaints have low performance on memory tests. The aim of the present study was to describe the mnemonic profile of a sample consisting of 31 participants and evaluate the relationship between learning and memory, school performance, and neuropsychiatric symptoms. The descriptive correlational, retrospective and documentary method was used. The study showed a high prevalence of impairments in school performance, coupled with a high rate of impairments in visual short-term memory. Verbal short-term and long-term memory showed significant positive correlations with school performance, especially with arithmetic skills. Learning through oral repetition of the information indicates that most of the sample would benefit from this teaching practice. We conclude the importance of memory and learning assessment for its potential to clarify health professionals regarding the most appropriate therapy, as well as educators regarding the best learning strategies.

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