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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

FERREIRA-LOCATELI, Camila et al. Memória, aprendizagem e queixas neuropsiquiátricas. []. , 23, 3, pp.748-763.   31--2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230313.

Um centro de neuropediatria de hospital universitário do Paraná frequentemente encaminha crianças e adolescentes em idade escolar com queixas recorrentes de transtornos de aprendizagem, de comportamento e neuropsiquiátricos para atendimento e avaliação neuropsicológica. A literatura indica que crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem apresentam baixo desempenho em testes de memória. O objetivo do presente estudo foi descrever o perfil mnemônico de uma amostra constituída por 31 participantes e avaliar a relação entre aprendizagem e memória, desempenho escolar e sintomas neuropsiquiátricos. O método descritivo correlacional retrospectivo documental foi utilizado. O estudo demonstrou alta prevalência de prejuízos no desempenho escolar, somadas a alto índice de prejuízos na memória visual de curto prazo. A memória verbal de curto e longo prazo revelaram correlações positivas significativas com o desempenho escolar, principalmente com as habilidades de aritmética. A aprendizagem através da repetição oral da informação indica que a maioria da amostra se beneficiaria dessa prática de ensino. Conclui-se a importância da avaliação da memória e aprendizagem, pelo potencial de esclarecer profissionais da saúde quanto a terapêutica mais adequada, bem como educadores a respeito das melhores estratégias de aprendizagem.

: Aprendizagem; Memória; Pediatria; Transtornos neuropsiquiátricos; Desempenho escolar.

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