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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

GONDIN, Jaime et al. Síndrome de burnout em universitários da área da saúde. []. , 23, 3, pp.787-795.   31--2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230316.

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Durante a vida acadêmica os estudantes universitários são constantemente submetidos a situações de estresse, principalmente os da área da saúde devido a uma grade curricular extensa, contato com pacientes graves, dentre outros. O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência da Síndrome de Burnout e os fatores associados entre universitários dos cursos da área da saúde em uma instituição privada no Norte de Minas Gerais. Estudo quantitativo, com coorte transversal e analítico. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado relacionado aos aspectos sociodemograficos e outro instrumento validado MBI-SS - Maslach Burnout Inventory Student Survey para avaliar o estresse. Realizou-se a análise descritiva (média, desvio padrão, percentagens e frequências) e associação, considerando nível significância de 5%, por meio do teste qui-quadrado. Participaram deste estudo 292 acadêmicos, em que 20,5% apresentaram Burnout, apresentando como fatores associados: idade (0,044), tipo de curso (0,005), nível moderado de Exaustão Emocional (50,7%) e alto de Despersonalização (76,4%) e Realização Profissional (70%). Identificou-se que uma parcela significativa da população estudada apresentava a Síndrome de Burnout, principalmente àqueles com mais de 21 anos de idade matriculados nos cursos de Farmácia, Psicologia e Enfermagem. E fatores como despersonalização, realização profissional, exaustão profissionais estavam interligados de modo consideráveis.

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During the academic life, university students are constantly subjected to stress situations, especially those in the health area due to an extensive curriculum, contact with critically ill patients, among others. This study aimed to analyze the prevalence of Burnout Syndrome and the associated factors among university students in health at a private institution in northern Minas Gerais. Quantitative study with cross-sectional and analytical cohort. For data collection we used a structured questionnaire related to sociodemographic aspects and another validated instrument MBI-SS - Maslach Burnout Inventory Student Survey to assess stress. Descriptive analysis (mean, standard deviation, percentages and frequencies) and association were performed, considering a significance level of 5%, using the chi-square test. Two hundred and twenty-two academics participated in this study, in which 20.5% had burnout, presenting as associated factors: age (0.044), type of course (0.005), moderate level of Emotional Exhaustion (50.7%) and high Depersonalization (76.4%) and Professional Achievement (70%). It was identified that a significant portion of the population studied had Burnout Syndrome, especially those over 21 years old enrolled in Pharmacy, Psychology and Nursing courses. And factors such as depersonalization, professional fulfillment, professional exhaustion were considerably interconnected.

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