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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

ALVES, Juliana et al. Benefícios de participação de idosos frequentadores de um programa de educação permanente. []. , 23, 3, pp.796-805.   31--2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230317.

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O objetivo deste estudo foi o de verificar os indicadores de bem-estar e analisar os benefícios das pessoas idosas na participação em um programa de educação permanente. Estudo transversal com 138 idosos da UnATI-EACH/USP. O sexo, faixa etária, escolaridade, arranjo de moradia, tempo de participação na UnATI, número de atividades realizadas foram avaliadas, A avaliação da cognição, da satisfação com a vida e depressão, utilizou-se Miniexame do Estado Mental, Escala de Satisfação Global com a Vida e Escala de Depressão Geriátrica, respectivamente. Os efeitos da participação na UnATI-EACH/USP foi avaliada por questão aberta. 76,81% apresentavam satisfação geral com a vida e 86,23% não se consideravam depressivos. Na análise de Bardin obteve-se três categorias relacionadas aos benefícios da participação na UnATI: bem-estar psicológico, relações interpessoais saúde e funcionalidade. Os dados mostraram que existem benefícios da educação permanente propiciada por programas destinados a esse fim, principalmente em relação ao bem-estar psicológico, funcionalidade e sociabilidade em pessoas idosas.

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The goal of this study was to check the well-being indicators and analyze the benefits of older people in participating in a permanent education program. Cross-sectional study with 138 older people from UnATI-EACH/USP. Gender, age group, schooling, housing arrangement, time of participation in UnATI, number of activities performed were evaluated. The assessment of cognition, satisfaction with life and depression, was used Mini-Mental State Examination, Global Life Satisfaction Scale and Geriatric Depression Scale, respectively. The effects of participation in UnATI-EACH/USP were evaluated by open question. 76.81% showed general satisfaction with life and 86.23% did not consider themselves depressive. In Bardin's analysis, three categories were obtained related to the benefits of participating in UnATI: psychological well-being, interpersonal relationships, health, and functionality. The data showed that there are benefits of continuing education provided by programs designed for this purpose, especially in relation to psychological well-being, functionality, and sociability in older people.

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