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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

SOUZA, Flávia et al. Cognição, humor e autoestima de idosos a partir da estimulação cognitiva. []. , 23, 3, pp.806-817.   31--2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230318.

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O processo de envelhecimento é acompanhado por declínio nas funções cognitivas, entretanto intervenções como oficinas de estimulação cognitiva podem melhorar o desempenho e promover a manutenção de habilidades cognitivas em idosos. O objetivo foi avaliar os efeitos de um programa de estimulação cognitiva sobre a cognição, humor e autoestima em adultos maduros e idosos. A amostra foi constituída de 48 adultos maduros e idosos integrantes de um centro de convivência para idosos, os quais participaram de doze oficinas de estimulação cognitiva. Os participantes foram divididos em dois grupos: grupo intervenção (GI) n=27 e grupo controle (GC) n=21 e avaliados utilizando os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Exame Cognitivo de Addenbrooke’s Revisado (ACE-R), Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15), e Escala de Autoestima de Rosenberg. Observou-se que o desempenho cognitivo do GI melhorou significativamente após participação nas oficinas, especificamente no que se refere a cognição global e o domínio visuoespacial, também houve diminuição no score de depressão e melhora da autoestima, quando comparado ao GC. Estes achados sugerem que oficinas de estimulação cognitiva em grupo fortalece a rede de apoio social dos participantes e contribui para a melhora das funções cognitivas e do humor.

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The aging process is accompanied by a decline in cognitive functions, however interventions such as cognitive stimulation workshops can improve performance and promote the maintenance of cognitive abilities in the elderly. Objective: to evaluate the effects of a cognitive stimulation program on cognition, mood and self-esteem in mature and elderly adults. The sample consisted of 48 mature and elderly adults who belonged to a cohabitation center for the elderly, who participated in twelve workshops of cognitive stimulation. Participants were divided into two groups: intervention group (GI) n = 27 and control group (GC) n = 21 and evaluated using the following instruments: sociodemographic questionnaire, Addenbrooke's Cognitive Examination Revised (ACE-R), Geriatric Depression Scale (GDS-15), and Rosenberg's Self-Esteem Scale. It was observed that the cognitive performance of the GI improved significantly after participating in the workshops, specifically regarding global cognition and the visuo-spatial domain, there was also a decrease in the depression score and an improvement in self-esteem when compared to CG. These findings suggest that group cognitive stimulation workshops strengthens the participants' social support network and contributes to improved cognitive and mood functions.

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