23 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

BUCHER-MALUSCHKE, Júlia; PEREIRA, Izamélia; SILVA, Jonas    KAPPLER, Christoph. Pai idoso com uma filha com deficiência intelectual: estudo de caso. []. , 23, 3, pp.991-1003.   31--2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230333.

^a

A crescente longevidade das pessoas com deficiência intelectual e o envelhecimento concomitante dos seus pais geram uma problematização para a saúde pública no âmbito do Estado e da comunidade assistida. Este trabalho tem por objetivo compreender os processos subjetivos da pessoa idosa com filho deficiente, a partir da teoria da subjetividade proposta por Fernando Luis González Rey. Foi realizado um estudo de caso com um idoso de 97 anos cuidador de uma filha com deficiência de 62 anos. Através da metodologia construtivo-interpretativa, por meio da dinâmica conversacional e do complemento de frases, foram obtidas as informações que geraram três zonas de sentido: 1) Expectativa do nascimento e o impacto do diagnóstico; 2) Ações mobilizadoras de superação frente ao desafio da deficiência; 3) A influência da deficiência no exercício da paternidade. Os resultados indicaram produções de sentidos na velhice, configuradas subjetivamente ao longo da sua história de vida, com implicações do cuidado na família, instituições governamentais e na sociedade civil. Recomenda-se que os profissionais de saúde ampliem a compreensão sobre a subjetividade da pessoa idosa, pois estes processos proporcionam sentido para a existência.

^lpt^a

The increasing longevity of people with intellectual disabilities and the concomitant aging of their parents creates a problem for public health within the State and the assisted community. This work aims to understand the subjective processes of the elderly person with a disable child, based on the theory of subjectivity proposed by Fernando Luis Gonzáles Rey. The research was developed based on a case study with a 97-year-old man who cares for a daughter with a disability with 62-year-old. Through the constructive-interpretative methodology, through conversational dynamics and the complement of phrases, information was obtained that generated three zones of meaning: 1) Expectation of birth and the impact of the diagnosis; 2) Mobilizing actions to overcome the deficiency challenge; 3) The influence of disability on the exercise of paternity. The results indicated the production of meanings in old age, subjectively configured throughout their life history, with implications for care in the family, government institutions and civil society. It is recommended that health professionals broaden their understanding of the subjectivity of the elderly, as these processes provide meaning for existence.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )