24 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

GASPAR, Tania et al. Ecossistemas dos ambientes de aprendizagem saudáveis: instrumento de avaliação ea2s. []. , 24, 2, pp.537-549.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240210.

^a

Instituições de Ensino contribuem para o bem-estar, saúde e desempenho dos estudantes. O presente estudo tem como objetivo o estudo de validação de um instrumento de avaliação dos ambientes de aprendizagem. O estudo do instrumento Ecossistemas dos Ambientes de Aprendizagem Saudáveis (EA2S) envolveu 521 estudantes, 359 (69,4%) do sexo feminino. Relativamente à idade dos estudantes, 26,2% possui até 19 anos (n=127), 64,3% entre 20 e 30 anos (n=311), 4,1% entre 31 e 40 anos (n=20) e 5,4% 41 ou mais anos (n=26). O Instrumento EA2S é constituído por um total de 62 itens organizados em 9 dimensões. O estudo psicométrico revelou resultados coerentes em termos conceptuais e de robustez ao nível da consistência interna e modelos adequados resultante da análise fatorial confirmatória das escalas, foram identificadas diferenças de sexo e idade na avaliação dos ambientes de aprendizagem. Considera-se o instrumento EA2S e as respetivas escalas um instrumento que vem responder a uma necessidade das instituições de ensino para avaliar o ambiente de aprendizagem saudável numa perspetiva ecológica e permite a monitorização de medidas de promoção da saúde e prevenção dos riscos com o objetivo central de melhorar o bem-estar e saúde dos estudantes.

^lpt^a

Educational institutions contribute to students' well-being, health and performance. The present study aims to validate an instrument for the assessment of learning environments. The study of the Ecosystems of Healthy Learning Environments (EA2S) instrument involved 521 students, 359 (69.4%) females. Regarding the age of the students, 26.2% were up to 19 years old (n=127), 64.3% between 20 and 30 years old (n=311), 4.1% between 31 and 40 years old (n=20) and 5.4% 41 or older (n=26). The EA2S instrument consists of a total of 62 items organized into 9 dimensions. The psychometric study revealed coherent results in conceptual terms and robustness at the level of internal consistency and adequate models resulting from the confirmatory factor analysis of the scales, gender and age differences were identified in the evaluation of learning environments. The EA2S instrument and the respective scales are considered an instrument that responds to a need of educational institutions to evaluate the healthy learning environment from an ecological perspective and allows the monitoring of health promotion and risk prevention measures with the central objective of improving the well-being and health of students.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )