24 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

MARTINS, Raquel; SILVA, Eraldo; VICENTE, José    GROSSI-MILANI, Rute. A universidade e seu impacto na qualidade de vida dos acadêmicos. []. , 24, 2, pp.550-560.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240211.

^a

O presente estudo objetivou analisar a percepção da qualidade de vida (QV) dos acadêmicos de uma instituição promotora da saúde, por seriação, verificando o efeito que a experiência ao longo das séries exerce sobre a QV. Delineou-se um estudo de caso transversal, com amostra representativa de 390 universitários da instituição. Para avaliação da QV foi utilizado o instrumento WHOQOL-bref (OMS), juntamente com o questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados ​​com estatística descritiva e analítica, utilizando o IBM SPSS Statistics. Os resultados mostraram que o 1º ano da graduação apresentou o maior percentual de alunos que precisavam melhorar a QV e, conforme o avanço da seriação, aumentou gradualmente a percepção positiva da qualidade de vida, com índices estatisticamente significantes entre o 1º e 3º ano (p = 0,044) e 1º e 4º ano (p = 0,010). Verificou-se que, à medida em que o estudante progrediu na seriação, tendo mais tempo de vivência na instituição, ocorreu uma tendência ao aumento dos escores médios da qualidade de vida. Conclui-se que o ambiente universitário, quando promotor da saúde, pode contribuir positivamente para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

^lpt^a

The present study aimed to analyze the perception of quality of life (QOL) of students at a health-promoting institution, by grade, verifying the effect that experience throughout the grade has on QOL. A cross-sectional case study was designed, with a representative sample of 390 university students from the institution. To assess QoL, the WHOQOL-bref (OMS) instrument was used, together with the sociodemographic questionnaire. Data were analyzed with descriptive and analytical statistics using IBM SPSS Statistics. The results showed that the 1st year of graduation had the highest percentage of students who improved their QOL and, as the series progressed, the positive perception of quality of life gradually increased, with statistically significant rates between the 1st and 3rd year. (p = 0.044) and 1st and 4th year (p = 0.010). It was found that, as the student advanced in grade, having spent more time at the institution, there was a tendency for the average quality of life to increase. It is concluded that the university environment, by promoting health, can contribute positively to improving the quality of life of students.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )