24 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

ANDRADE, Luis de; SILVEIRA, Mariana da; MELO, Jose de    COLARES, Viviane. Apelidação na adolescência: uma revisão de escopo. []. , 24, 2, pp.657-669.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240219.

^a

Foram analisadas as características dos estudos na literatura científica que abordam o tema “Apelidação na adolescência”. A metodologia envolveu a realização de uma revisão de escopo, que seguiu as diretrizes do PRISMA-ScR (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyse - Extension for Scoping Reviews). De 297 trabalhos encontrados, 23 compuseram a seleção final. Poucos foram os estudos cujos objetivos envolviam o termo “apelido”, sinônimos ou derivados. Constatou-se que a tendência das publicações tem sido abordar a temática da apelidação em sua dimensão pejorativa, dentro do bullying e/ou enquanto xingamento, e especificamente associada a questões de gênero e orientação sexual. Quase todos os estudos (21) foram realizados no contexto escolar. Além disto, observou-se uma predominância de estudos de abordagem quantitativa e de delineamento transversal. Diante da escassez da literatura e da influência que o fenômeno da apelidação pode exercer nas relações sociais e na construção identitária do adolescente, considera-se fundamental que sejam realizadas mais pesquisas a respeito da temática, sem que os apelidos sejam limitados à forma pejorativa. Destaca-se, além disso, a importância de serem realizados estudos com outros tipos de desenhos, de modo que possa ser dada abertura para os adolescentes adentrarem em aspectos mais subjetivos a respeito do tema.

^lpt^a

They were analyzed characteristics of studies in the scientific literature that address the theme "Nicknaming in adolescence". The methodology involved a scoping review, which followed the PRISMA-ScR guidelines (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyze - Extension for Scoping Reviews). From the 297 works found, 23 made up the final selection. Few were the studies which objective involved the term “nickname”, synonyms or derivatives. It was found that the tendency of publications has been to address the theme of nickname in its pejorative dimension, within bullying and / or as name calling, and specifically associated with issues of gender and sexual orientation. Almost all studies (21) were carried out in the school context. In addition, there was a predominance of studies with a quantitative approach and cross-sectional design. Given the scarcity of literature and the influence that the phenomenon of nicknaming can apply to social relations and the construction of identity of adolescents, it is considered essential that more researchs be produced on the subject, without restrict the nicknames in your pejorative way. In addition, the importance of carrying out studies with other types of designs is highlighted, so that adolescents can be given an opening to delve into more subjective aspects of the subject.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )