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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

ANTUNES, Maria et al. Fatores associados ao burnout em docentes de nível superior no Brasil. []. , 24, 2, pp.670-681.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240220.

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O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores de risco à sintomatologia de Burnout (estresse, exaustão emocional, despersonalização e realização) em docentes de nível superior de instituições no sul do Brasil. Participaram do estudo 61 docentes que lecionavam em instituições particulares em uma cidade no sul do Brasil. Foi aplicado um questionário sobre dados sociodemográficos e de saúde, o inventário de Maslach e o Inventários de Sintomas de Stress desenvolvido por Lipp. Na análise de regressão logística, identificaram-se como fatores de risco à sintomatologia de Burnout o estresse, problemas familiares, uso prévio de medicação, diagnóstico prévio de adoecimento e exercício da atividade em nível de pós-graduação. Como fator protetor ao Burnout, verificou-se o maior tempo de exercício do magistério superior. Essas evidências indicam fatores que devem ser priorizados na formulação de políticas públicas em saúde e educação, bem como a fundamentação de legislações protetivas à saúde docente e práticas de gestão favoráveis ao equilíbrio psíquico do trabalhador.

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The objective of this research was to identify risk factors for the symptoms of Burnout and stress in higher education professors from institutions in southern Brazil. 61 teachers participated in the study who taught at one or more private institutions. It was applied a questionnaire about sociodemographic and health data, the Maslach inventory and the Inventories of Symptoms of Stress developed by Lipp. In the logistic regression analysis, stress, family problems, previous use of medication, previous diagnosis of illness and exercise of activity at the graduate level were identified as risk factors for Burnout symptoms. As a protective factor against Burnout, there was a longer time for the exercise of higher education. This evidence indicates factors that must be prioritized in the formulation of public policies in health and education, as well as the basis for legislation that protects teachers' health and management practices favorable to workers' mental balance.

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