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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

BRANQUINHO, Marianne    MENEZES, Marina. Processo de comunicação de más notícias na perspectiva de residentes de medicina. []. , 24, 3, pp.819-830.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240303.

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Este estudo objetivou compreender o processo de comunicação de más notícias na perspectiva de residentes de medicina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada com 12 residentes de medicina que estão se especializando em Clínica Médica em um hospital do sul do Brasil. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados foram agrupados em quatro categorias: concepção e comunicação de más notícias, formação profissional, critérios utilizados para a comunicação de más notícias e desdobramentos do processo de comunicação. A transmissão de más notícias foi descrita como complexa, devido aos aspectos emocionais associados, exigindo preparação e competência do profissional. A formação médica, na perspectiva dos residentes, foi considerada insuficiente na capacitação para comunicar más notícias. Isso foi justificado pelo enfoque prioritário ao conhecimento técnico-científico no currículo, em detrimento dos aspectos subjetivos da relação médico-paciente-família. Diante dessa dificuldade, a racionalização foi identificada como a estratégia de enfrentamento psicológico comumente usada pelos entrevistados para a manutenção da objetividade e o controle dos próprios sentimentos. Uma formação humanística em medicina busca integrar os aspectos emocionais e relacionais aos conhecimentos biomédicos, o que se configura um investimento complexo e desafiador, mas eminentemente necessário.

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This study aimed to understand the process of communicating bad news from the perspective of medical residents. This is a qualitative, exploratory and descriptive research carried out with 12 medical residents who are specializing in Medical Clinic in a hospital in the south of Brazil. Data were collected through a semi-structured interview and analyzed through content analysis. The results were grouped into four categories: conception and communication of bad news, professional training, criteria used to communicate bad news and unfolding of the communication process. The transmission of bad news was described as complex, due to the emotional aspects associated, requiring professional preparation and competence. Medical training, from the residents' perspective, was considered insufficient in the capacity to communicate bad news. This was justified by the priority focus on technical-scientific knowledge in the curriculum, to the detriment of the subjective aspects of the doctor-patient-family relationship. Faced with this difficulty, rationalization was identified as the psychological coping strategy commonly used by the interviewees, to maintain objectivity and control their own feelings. Humanistic training in medicine seeks to integrate the emotional and relational aspects of biomedical knowledge, which constitutes a complex and challenging investment, but eminently necessary.

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