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Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

MATOS, Margarida Gaspar de et al. Saúde psicológica e bem-estar: uma consulta às escolas portuguesas. []. , 24, 3, pp.855-868.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240306.

Na sequência do estudo “Observatório Escolar: Monitorização e Ação | Saúde Psicológica e Bem-estar” (Matos et al., 2022), foi aplicado um questionário a 60 Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas que se voluntariaram, com o objetivo de conhecer a sua realidade, e tendo como finalidade identificar, antecipar, alertar e recomendar ações necessárias a curto, médio e longo prazo. No total foram obtidas 83 respostas, por parte dos diretores ou subdiretores escolares, coordenadores de educação para a saúde, psicólogos e outros membros do ecossistema escolar. Constatou-se que os diversos atores envolvidos convergem globalmente. Consideram a importância atribuída à saúde psicológica como superior ao conhecimento, às preocupações e às ações desenvolvidas, independentemente da sua função no ecossistema escolar. Em relação à saúde psicológica e bem-estar, num extremo, os psicólogos são percebidos como os agentes que lhes atribuem maior importância, que possuem mais conhecimentos, que têm mais preocupações e que desenvolvem mais ações na área. Noutro extremo, os alunos e os encarregados de educação são percebidos como os grupos que lhes atribuem menor importância, que possuem menos conhecimentos, que têm menos preocupações e que desenvolvem menos ações na área. Salienta-se a necessidade de se promover formações viradas para a ação transformadora, recomenda-se uma ação concertada entre as instituições de ensino e os serviços de saúde, bem como uma maior articulação entre os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, na partilha de boas práticas.

: Ecossistema escolar; Saúde psicológica; Bem-estar; Comunidade escolar.

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