24 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia, Saúde & Doenças

 ISSN 1645-0086

BEZERRA, Kalyne et al. Vídeos sobre automutilação em adolescentes: à luz da fenomenologia de martin heidegger. []. , 24, 3, pp.918-928.   31--2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240311.

^a

O objetivo do estudo foi analisar, à luz do referencial de Martin Heidegger, o conteúdo dos vídeos postados no site do YouTube® referentes a automutilação em adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, a coleta de dados ocorreu durante o mês de fevereiro de 2022. A amostra do estudo foi composta por 63 vídeos, que foram transcritos na íntegra e submetidos a análise temática indutiva, à luz do referencial de Heidegger. Identificou-se três categorias: caracterização dos adolescentes e da automutilação, motivos e as sensações trazidas pela automutilação aos adolescentes. Os adolescentes são, em maioria, do sexo feminino, tendo como método o corte. Dentre os motivos destaca-se o bullying, e quanto às sensações, os adolescentes relataram a substituição da dor emocional pela dor física. A compreensão da automutilação pelos diferentes atores sociais que compartilham a existência com os adolescentes é essencial para a redução das dores e a harmonia do Dasein com o mundo.

^lpt^a

The objective of the study was to analyze, in the light of Martin Heidegger's framework, the content of videos posted on the YouTube® website referring to self-mutilation in adolescents. This is a qualitative study, data collection took place during the month of February 2022. The study sample consisted of 63 videos, which were transcribed in full and subjected to inductive thematic analysis, in the light of Heidegger's framework. Three categories were identified: characterization of adolescents and self-mutilation, motives and sensations brought about by self-mutilation in adolescents. Adolescents are mostly female, using the method of cutting. Among the reasons, bullying stands out, and as for the sensations, the adolescents reported replacing emotional pain with physical pain. The understanding of self-mutilation by the different social actors who share existence with adolescents is essential for reducing pain and harmony between Dasein and the world.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )