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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

BOTELHO, Sérgio; MESQUITA, Isabel    MORENO, M. Perla. A intervenção verbal do treinador de Voleibol na competição: Estudo comparativo entre equipas masculinas e femininas dos escalões de formação. []. , 5, 2, pp.174-183. ISSN 1645-0523.

^lpt^aO presente estudo teve como objectivo comparar a intervenção verbal, durante a competição, de treinadores de equipas masculinas e femininas de Voleibol. Fizerem parte da amostra 10 treinadores de equipas juvenis e juniores (5 de equipas masculinas e 5 de equipas femininas), considerando-se 15 sets em cada um dos grupos. Foram analisados 1790 episódios de informação (1349 durante o jogo, 388 em descontos de tempo e 53 em período de substituição) segundo o sistema de categorias elaborado por Moreno. Os  resultados mostram que os treinadores dão preferência à informação sobre a própria equipa em todos os momentos, sendo que na substituição não é dada nenhuma informação sobre a equipa contrária. Relativamente ao destinatário, durante o jogo é predominantemente individual, no desconto de tempo é fundamentalmente colectiva e na substituição é sempre individual. Na referência às acções de jogo, a informação que não se refere a nenhuma acção em concreto, inespecífica, é a mais utilizada em todos os momentos. Durante o jogo os treinadores das equipas masculinas, em termos globais, emitem significativamente mais informação do que os treinadores das equipas femininas. Particularmente, emitem de forma significativa mais informação acerca da própria equipa, com cariz inespecífico e dirigida ao colectivo.^len^aThe purpose of the present study was to find the importance of verbal intervention by the female and male Volleyball team’s coaches during the competition. Ten coaches from junior teams (5 male teams and 5 female teams) volunteer to participate in this study. For each group 15 sets were considered. 1790 information episodes were analysed. All together: 1349 during the game, 388 in overtime and 53 during substitution, using the category system elaborated by Moreno. The results showed that coaches prefer the information about their own team, all the time. In the substitution time, no information about the rival team was given. With regard to the receiver it is predominantly individual based during the game, fundamentally collective in time outs and individual during substitutions. When referring to the game actions, the information that doesn’t refer to any particular action, non-specific, is the most used in all moments. During the game, the coaches of the male teams generally emit more information than those of the female teams. They emit more information about their own team, with non-specific aspect and directed to the collective.

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