6 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

JANUARIO, Nuno; ROSADO, António    MESQUITA, Isabel. Retenção da informação e percepção da justiça por parte dos alunos em relação ao controlo disciplinar em aulas de educação física. []. , 6, 3, pp.294-304. ISSN 1645-0523.

^lpt^aO presente estudo pretendeu analisar a retenção e a percepção da justiça dos alunos em relação aos comportamentos de regulação e controlo disciplinar por parte do professor, nomeadamente, nas reacções dos professores aos comportamentos de indisciplina. A amostra foi constituída por 147 respostas dos alunos às intervenções de regulação dos comportamentos de indisciplina, por parte do professor a partir de 30 aulas de Educação Física dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade. No presente estudo foram utilizadas, como variáveis independentes, as características dos alunos: idade, género, ano de escolaridade, número de reprovações e classificação na disciplina de Educação Física. Foram utilizadas, como variáveis dependentes, a quantidade de informação transmitida pelo professor (extensão, número de ideias e densidade da informação), a natureza da informação (forma, objectivo, direcção), a reprodução dessa informação pelo aluno, ao nível quantitativo (extensão, número de ideias, densidade) e qualitativo (coerência) e a percepção de justiça dessas reacções. Os comportamentos de indisciplina dos alunos e de controlo do professor foram gravados em suporte audiovisual, tendo sido solicitado aos alunos, de seguida, através de entrevista, que reproduzissem a mensagem transmitida pelo professor e que se pronunciassem acerca da justiça da reacção do professor. As respostas dos alunos foram gravadas em registo áudio. As reacções dos professores foram comparadas com as reproduções dos alunos através de procedimentos quantitativos e qualitativos (análise de conteúdo). Os resultados obtidos sugerem que a retenção da informação variou em função da natureza das mensagens e não de acordo com as características dos alunos. A coerência esteve inversamente relacionada com a quantidade de informação (extensão e o número de ideias). Globalmente os alunos perceberam as reacções dos professores como justas, condição fundamental de aceitação das reacções dos professores aos comportamentos de indisciplina.^len^aThe aim of the present study is to analyze students’ retention and acceptance (perception of justice) of teachers’ discipline control interventions, namely, teachers’ reactions to misbehaviors. We observed 30 physical education lessons and analyzed 147 student’s responses to misbehavior reactions. The independent variables were age, gender, school year, school reproofs and Physical Education marks. The dependant variables were the quantity of information on teacher instructions (extension, number of ideas and density of teacher’ information) and the nature of the information (objective, form and direction), the reproduction of that information by the students, both in a quantitative (extension, number of ideas, density) and qualitative (coherency) approach. The perception of justice depending on the teacher’s reaction was also studied. The student’s misbehaviors and teacher’s reactions were audio and video recorded and immediately afterwards students were asked (by interview) to reproduce the teacher’s information, being also asked about the fairness of the reaction. This procedure was audio-recorded. The information given by the teacher and the student’s answers were analyzed and compared through quantitative and qualitative procedures (content analysis). The results suggest that the retention of the information depends, generally, on its nature and not on the student’s personal characteristics. The coherency of the information was inversely related with the quantity of information (number of transmitted ideas and its extension). Globally, the students perceived teachers reaction as fair, a basic condition to obtain students acceptance of teachers behaviors.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )