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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

BOSCOLO, Rita A. et al. Avaliação do padrão de sono, atividade física e funções cognitivas em adolescentes escolares . []. , 7, 1, pp.18-25. ISSN 1645-0523.

^lpt^aO objetivo do presente estudo foi investigar os parâmetros relacionados a qualidade de sono, nível de atividade física habitual (NAFH) e função cognitiva de adolescentes. A amostra foi constituída por 45 escolares Brasileiros de uma escola pública (A) e duas escolas privadas (B e C). Foram aplicados questionários para avaliar o padrão de sono, NAFH, conhecimento geral e tipos de memória. Os resultados revelaram diferenças significativas entre as escolas "A" e "B" quanto ao índice de atividade física no lazer (NAFH). Em relação à qualidade de sono, 73,3% dos alunos da escola "A" relataram desejo de mudanças no hábito de sono e 40% relataram episódios de acordar em pânico. Na avaliação cognitiva, observou-se diferenças no teste de recordação de palavras nas posições posteriores ao relacionamento semântico. Os dados sugerem que os alunos com menos queixas de sono demonstraram melhor desempenho nas recordações de palavras, enquanto que os estudantes submetidos ao turno matutino apresentaram uma redução na duração de sono e aumento na sonolência diurna. Esses achados demonstram que possivelmente o período de estudo e os hábitos de sono estão interligados e podem influenciar no desempenho escolar de adolescentes escolares.^len^aThe purpose of this study was to investigate the parameters related with quality of sleep, level of habitual physical activity (LHPA) and cognitive functions of adolescents. The sample comprised 45 Brazilian students from one public school (A) and two private schools (B and C). Questionnaires concerning sleep patterns, level of habitual physical activity, logical memory, general knowledge, and short-term memory and long-term memory. The results showed differences between school "A" and "B" in the LHPA index of leisure time. Regarding their quality of sleep, 73.3% of the students in school "A" reported a wish for changes, and 40% referred episodes of awakening in panic and crying. In the cognitive evaluation we observed significant differences between the three schools in the Free Word Recall. The data suggest that students with fewer sleep complaints had a better performance in the recall of words, while the students in the morning period presented a reduction in the duration of sleep and an increase of daytime sleepiness. These findings suggest that probably the school period and the sleeping habits are correlated and might possibly influence teenage students’ performance at school.

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