7 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

SANTOS, Ana Lúcia dos    SIMOES, António C.. A influência da participação de alunos em práticas esportivas escolares na percepção do clima ambiental da escola. []. , 7, 1, pp.26-35. ISSN 1645-0523.

^lpt^aO estudo visa verificar se a prática esportiva escolar influencia a percepção que os alunos têm do clima ambiental da escola. O clima ambiental é um conjunto de características do ambiente educacional, percebido pelos seus integrantes com certa constância. Todos os elementos da escola influenciam as características deste clima, inclusive o esporte. Os dados foram colectados em escolas públicas estaduais de São Paulo com alunos de treze a quinze anos do ensino fundamental. Através da análise da variável "prática esportiva" comparou-se alunos que têm e que não têm grupos de treinamento em suas escolas. Os resultados obtidos e analisados de acordo com o teste Qui-quadrado ou o teste exato de Fisher indicam com 95% de confiabilidade que alunos participantes de grupos de treinamento percebem a escola de uma maneira mais positiva do que os alunos que não têm prática esportiva.^len^aThe study seeks to verify if the intramural sports influences the student’s perception about the school environmental climate. The environmental climate is a group of characteristics of the education atmosphere, noticed by their members with certain constancy. All the elements of school influence the characteristics of this climate, including sports. The data were collected at state public schools of São Paulo, with students between thirteen and fifteen years old of the high school. Through the analyses of the "sportive practice" variable was made a comparison between students who have and who have not intramural sports in their schools. The obtained results and analyzed in agreement with the test Qui-square or Fisher exact test indicate with 95% of reliability that students who participate in the training groups perceive the school in a more positive way than students who do not participate in these groups.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )