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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

BASTOS, Flávio H.; FREUDENHEIM, Andrea M.    SANTOS, Suely dos. Efeito da prática no planejamento de ações motoras de indivíduos idosos . []. , 7, 1, pp.116-123. ISSN 1645-0523.

^lpt^aO objetivo do estudo foi investigar o efeito da prática no planejamento de ações motoras de indivíduos idosos. Participaram do estudo 21 idosos entre 70 e 78 anos de idade. A tarefa consistiu na inserção de uma barra com extremidade semicircular no orifício de uma caixa. Os idosos realizaram, respectivamente, 40, 20 e 20 tentativas nas fases de aquisição, transferência e retenção da transferência. Na aquisição, a barra foi posicionada com sua extremidade voltada para o lado esquerdo e, na transferência e retenção da transferência, para o lado direito. O momento em que a barra foi orientada corretamente (preensão, transporte e/ou inserção) e o tempo de realização da tarefa foram utilizados como medidas, respectivamente, da qualidade do planejamento e do desempenho. Nas mudanças de fase (aquisição/transferência/retenção da transferência), foi constatada manutenção do planejamento e piora do desempenho. Em função da prática, houve melhora do planejamento ao longo da fase de transferência e melhora do desempenho, ao longo das três fases do experimento (p<0,05). Concluiu-se que: a capacidade de planejar dos idosos não é tarefa-específica; diante de uma perturbação, idosos trocam velocidade por planejamento; e, que a prática precedida por uma perturbação (modificação da tarefa), desencadeia melhora qualitativa do planejamento.^len^aThe purpose of this study was to investigate the effect of practice on elderly´s people motor action planning. Twenty-one elderly aged between 70 and 78 years participated in the study. The task was to insert a rod with a semicircular end in a case hole. The elderly made, respectively, 40, 20 and 20 trials on acquisition, transfer and retention phases. In the acquisition phase, the rod was positioned with its end to the left side and in transfer and retention phases, to the right side. The moment at which the bar was correctly oriented (prehension, transport and/or insertion) and the time spent on the task were considered, respectively, as planning quality and performance measures. As learning progress (acquisition/ transfer/retention), planning quality level was maintained and performance worsened. Planning improved along transfer phase and performance improved along the three experimental phases (p<0,05) due to practice. It may be concluded that: elderly people’s ability to plan is not task specific; when facing perturbation, this age group tends to exchange speed for planning and that perturbation (task modification) prior to practice leads to planning quality improvement.

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