7 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

FILGUEIRA, Fabrício M.    SCHWARTZ, Gisele M.. Torcida familiar: a complexidade das inter-relações na iniciação esportiva ao futebol . []. , 7, 2, pp.245-253. ISSN 1645-0523.

^lpt^aEste estudo, de carácter qualitativo, discutiu a efectividade das interacções pessoais e os aspectos intervenientes da torcida em relação à criança, na prática competitiva do futebol, em fase de iniciação esportiva. O estudo constou da união entre pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando-se um questionário misto como instrumento para colecta dos dados. Esse instrumento foi aplicado a 20 crianças, do sexo masculino, matriculadas em uma escola especializada no ensino do futebol, com faixa etária entre 11 e 12 anos. Os dados foram analisados de forma descritiva, pela Técnica de Análise de Conteúdo Temático e identificam a grande participação dos pais na torcida, durante os jogos de futebol dessas crianças; a aceitação das crianças em relação à presença de seus pais nos jogos; os efeitos negativos da crítica da torcida; as influências da torcida sobre a forma de jogar das crianças e o papel importante do incentivo da torcida como fator motivacional. Com base nos resultados da pesquisa, sugere-se que novos estudos sejam elaborados, para implementarem a preparação psicológica de crianças nesta fase de aprendizado esportivo.^len^aThis study, with a qualitative trait, discussed the usefulness of personal interactions and the interventional aspects of cheerers in relation to children, in the competitive practice of soccer, when initiating in sports. The study consisted of an alliance between a bibliographic research and field research, using an assorted questionnaire as an instrument of data collection. This instrument was applied to 20 male children, between the ages of 11 and 12, enrolled in a specialized soccer school. The data were analyzed in a descriptive way by the Analysis Technique of Thematic Content and they identify a great participation of parents when cheering in these children’s soccer matches; children’s approval of their parents’ presence in the games; the negative effects when the cheerers criticize, the cheerer’s influence on the way these children play; and the important role of cheerers’ incentive as a motivational factor. Basing on the research results, it is suggested that new studies should be elaborated to implement the children psychological preparation in this stage of sport learning.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )