7 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

GRACA, Amândio    MESQUITA, Isabel. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos . []. , 7, 3, pp.401-421. ISSN 1645-0523.

^lpt^aO objectivo deste artigo é o de fazer uma revisão da literatura relativa aos dois modelos mais marcantes na actualidade no que respeita ao ensino dos jogos desportivos, o Teaching Games for Understanding e o Sport Education Model, considerando os contributos percebidos como mais significativos no que diz respeito à origem dos modelos; às reflexões teórica e apreciações críticas dos modelos, às propostas de revisão e tendências de evolução dos modelos, à literatura de carácter didáctico associada aos modelos; à evolução da investigação empírica directamente associada aos modelos; e, finalmente ao diálogo entre os modelos e os desafios colocados por novas abordagens ao ensino dos jogos desportivos.^len^aThe main goal of this paper is to review the literature related to the Teaching Games for Understanding (TGfU) and the Sport Education Model (SE), which are presently the most influential models addressing the teaching of sport games. The scope of the review comprehends the contributions perceived to be relevant for examining the roots of the models; the theoretical essays and critical appraisals of the models; the proposals of revision and evolution trends for the models; the didactical literature associated to the models; the evolution of the empirical research directly focused on the models; and finally, the dialogue between the models and the challenges coming from new approaches to the teaching of games.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )