8 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

BENTO, Jorge Olímpio. Tempos de exclusão, eliminação e destruição. []. , 8, 3, pp.441-455. ISSN 1645-0523.

^lpt^aO mundo está sendo estruturado por uma minoria, sem quaisquer escrúpulos no tocante ao destino que reserva para as outras pessoas: a inevitabilidade da exclusão. É isto que é encenado, de modo exemplar, pelos diversos tipos de reality shows que as cadeias de televisão divulgaram em toda a parte. Não espanta que a maioria dos indivíduos se sinta ameaçada por medos que tornam a vida uma dura e amarga luta para não ser descartado para o caixote do lixo. Este ambiente é alimentado pela modelação da sociedade segundo os ditames do consumo. Ademais tem reflexos no vocabulário ‘reformista’, que entrou na Universidade pela mão do ‘Processo de Bolonha’; e está associado à transformação da educação superior numa área de negócio, muitas vezes desonesto. Tudo junto contribui para a degradação da democracia e da liberdade e mostra a banalidade e racionalidade do mal contemporâneo e dos seus agentes. O regresso ao obscurantismo é evidente. É contra isto que a educação e a formação, os professores e intelectuais humanistas se devem levantar, sabendo que a tarefa é ingente, todavia sem alternativa.^len^aThe world is being structured by a minority without any scruples regarding the destiny that awaits for other persons: the inevitability of exclusion. This is what it’s staged, so exemplary, by the several types of reality showsthat television networks spread everywhere. It is not surprising that most individuals feel threatened by fears that make life a hard and a bitter struggle not to be discarded to the dustbin. This environment is fed by the moulding of society according to the dictates of consumption. Moreover, it has reflexes in the "reformist" vocabulary, which entered the University by the hand of the 'Bologna Process', and is associated to the transformation of higher education in an area of business, often dishonest. All of this together contributes to the degradation of democracy and freedom and shows the banality and rationality of the contemporary evil and its agents. The return to the obscurantism is obvious. It is against this that education and training, teachers and humanist intellectuals should raise, knowing that the task is enormous, however without alternative.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )