9 1Expertise and perceptual-cognitive performance in soccer: a review 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

LACERDA, Teresa    GONCALVES, Elsa. Educação estética, dança e desporto na escola. []. , 9, 1, pp.105-114. ISSN 1645-0523.

^lpt^aNo presente trabalho realiza-se uma revisão da literatura (fundamentalmente de língua Portuguesa) acerca da relevância da educação estética e da sua relação com a dança, evidenciando-se que o desporto não representa um papel de intruso na educação estética. O currículo escolar inscreve a dança na educação física, pelo que a estética pode resultar como a ponte que facilita o trânsito entre estas duas formas de actividade, que encontram no corpo e no movimento a sua matriz comum. Embora grande parte dos autores reforce a importância da arte na educação estética, sublinha-se o protagonismo que objectos que não pertencem ao domínio da arte, como o desporto, podem desempenhar neste domínio.^len^aThis paper accomplishes a review of the literature (mainly in Portuguese language) about the importance of the aesthetic education and its relationship with dance, placing in evidence that sport may fairly contribute to aesthetic education. National school curriculum ascribes dance in physical education, so that aesthetics can be considered as the bridge that enhances the link between those activities that may find in body and movement its common matrix. Although large part of the authors strengthens the importance of art to aesthetic education, it is argued that objects outside theárealm of art, such as sport, may play a significant role in this domain.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )