9 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

COLACO, Carlos P.    FLECK, Leandro A.. Estratégias do desporto universitário: um estudo de caso sobre o desporto em universidades portuguesas. []. , 9, 2, pp.68-75. ISSN 1645-0523.

^lpt^aEste estudo teve como foco principal, aprofundar os conhecimentos sobre o desporto universitário em Universidades Portuguesas, bem como verificar e compreender as estratégias utilizadas, o planeamento das estratégias, os objectivos e estrutura organizacional dos serviços desportivos. Para tal pesquisa foi utilizado o paradigma qualitativo em estudo de caso, sendo uma metodologia interpretativa, descritiva e fenomenológica. Para a colecta de dados foi utilizado como instrumentos de pesquisa, uma entrevista com questionário semi-estruturado, observação de campo e análise de documentos. O estudo foi realizado nos departamentos desportivos de quatro universidades portuguesas. Através dos resultados obtidos, verificamos que as universidades tem como principal estratégia divulgar o nome da instituição e como principal objectivo, proporcionar o desporto para toda a comunidade académica.^len^aThe main focus of this study is to deepen the knowledge about college sports in Portuguese Universities, as well as to verify and understand the strategies used, the strategy planning, the objectives and the organizational structure of sport services. For this research, it was used the qualitative paradigm in case study, being it an interpretative, descriptive and phenomenological methodology. For the collection of data, it was used, as tools of research, an interview with a semi-structured questionnaire, field observation and document analysis. The study was performed in the sport departments of four Portuguese colleges. Through the results obtained, we concluded that the universities have, as their main strategy, to advertise the name of the institution and, as their main objective, to provide sports to the whole academic community.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )