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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

SOARES, Jorge. Percepções dos professores do desporto escolar sobre a relação entre o sector escolar e o sector federado da Região Autónoma da Madeira. []. , 9, 2, pp.76-82. ISSN 1645-0523.

^lpt^aA Lei Quadro do Sistema Desportivo da Região Autónoma da Madeira5 defende que o desporto escolar deve ser desenvolvido numa relação de articulação com o desporto federado. O estudo seguiu dois objectivos: detectar se os professores envolvidos em cargos no desporto escolar na Madeira também estavam envolvidos no sector federado e conhecer as percepções dos mesmos sobre a relação que deve existir entre ambos os sectores. A amostra contabilizou um total de 255 participantes, representando 98% do universo dos professores do desporto escolar. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, construídos a partir do estudo de Correia & Rosado4 e adaptado à Madeira a partir do seu programa de actividades7. O tratamento dos dados fez-se através do SPSS e da técnica não paramétrica de independência do Qui-quadrado (p.=0,05). Os resultados identificaram um total de 117 professores (45,9%) envolvidos em cargos no sector federado, sendo o cargo de treinador e a modalidade de futebol, aqueles que maiores percentagens colheram, 73,5% e 30,7%, respectivamente. A maioria dos inquiridos (51,8%) acha que deve existir uma relação mais próxima, de articulação e de cooperação entre o sector escolar e o federado, contra 24,7% que acham que não, e 21,2% que optaram por não expressar a sua convicção. Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre o grupo dos professores que estavam ligados ao desporto federado e o grupo dos professores que não tinha ligação ao federado (p.=0,003). De realçar ainda que dos 124 professores que não estavam envolvidos no sector federado, 54 (43,5%) são a favor de uma relação de proximidade entre ambos os sectores. Em conclusão, os resultados sugerem uma maior articulação e cooperação entre os sectores escolar e federado.^len^aThe Sports System Law Framework of Autonomous Region of Madeira5 argues that school sports should be developed in articulation with the federated sport. The study carried out and presented hereunder had two main objectives: to determine if the teachers involved in school sports positions in Madeira were also involved in the federated sector and also to identify their perceptions concerning the relationship that should exist between both sectors. The sample covered a total of 255 participants, representing 98% of the universe of teachers in school sports. The questionnaire used to collect the data was put together departing from the study of Correia & Rosado4 and adapted to Madeira in accordance with its programme of activities7. Data was processed with SPSS and the independence non-parametric technique of the chi-square (p=0.05). The results show a total of 117 teachers (45.9%) involved in the federated sector, and the positions of coach and football modality were the ones that scored the highest percentages, 73.5% and 30.7% respectively. The majority of the respondents (51.8%) think there should be a closer relationship, in the form of articulation and cooperation between the federated and school sector, against 24.7% who do not agree with this point of view, and 21.2% who chose not to express their position. The results also show significant differences between the group of teachers who were linked to federated sport and the group of teachers who had no connection with it (p=0.003). Furthermore, from the 124 teachers who were not involved in the federal sector, 54 (43.5%) are in favour of a closer relationship between both sectors. In conclusion, the results suggest greater coordination and cooperation between the federated and school sectors.

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