9 2-3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

 ISSN 1645-0523

BASSO, Luciano et al. Crescimento e desenvolvimento motor de escolares de Muzambinho: um estudo com implicações acadêmicas, sociais e de política interinstitucional. []. , 9, 2-3, pp.247-257. ISSN 1645-0523.

^lpt^aEste texto apresenta uma visão geral do estudo longitudinal misto acerca do crescimento físico e desenvolvimento motor de crianças e jovens e famílias Muzambienses. Instituições do Brasil, Portugal e Moçambique se associam para investigar o processo de crescimento e desenvolvimento de forma dinâmica e multifocal. Pretende interpretar as múltiplas interações que se estabelecem entre as variáveis e mapear as muitas facetas da mudança intra-individual e das diferenças inter-individuais. As implicações e os desafios são evidenciados pela adoção de uma abordagem multidiciplinar e multicentro em países de língua portuguesa. O estudo é operacionalizado em duas fases, com coletas semestrais: a primeira constou de 470 escolares dos 7 aos 12 anos de idade divididos em 4 coortes; e a segunda com 634 escolares dos 6 aos 14 anos de idade divididos em 5 coortes (ligadas à estrutura anterior), além da inclusão de 200 famílias nucleares dos escolares. São apresentados também alguns dos temas de investigação para cada uma das fases e as implicações académicas, sociais e inter-institucionais.^len^aThis paper presents a broad overview of a mixed-longitudinal study about growth and motor development of children, adolescents and their families from Muzambinho, Brazil. This study is multicenter, linking researchers from Brazil, Mozambique and Portugal aiming at the multifocal investigation about the dynamics of growth and development. It aims also at the interpretation of multiple interactions of a broad array of variables, as well as the varied facets of intraindividual change and interindividual differences. The implications and challenges are highlighted using a multidisciplinary and multicenter approach in Portuguese speaking countries. The study is devised in two phases with semester data collections: the first part sampled 470 subjects from 7 to 12 years divided in 4 cohorts; the second phase included 634 subjects from 6 to 14 years divided in 5 cohorts (linked to the structure of the first phase). We included also 200 nuclear families. We present some of the main research themes for each phase, their academic, social and inter-institutional implications.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )