23 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Cadernos de Estudos Africanos

 ISSN 1645-3794

MOKAM, David. A procura de um modelo de democracia camaronês ou a procura da dominação do partido-Estado: 1966-2006. []. , 23, pp.85-108. ISSN 1645-3794.

1966 e 2006 constituem dois marcos da história política dos Camarões. Representam, respectivamente, o estabelecimento de um sistema de partido único e a passagem no parlamento de um projeto de lei que criou o órgão independente para organizar as eleições do país. O caminho seguido pelos Camarões, em termos das escolhas dos figurinos políticos, apresenta diferenças relativamente a muitos países africanos, nomeadamente o Níger e o Benim. Analisando os discursos dos jornais camaroneses e comparando-os com discursos similares no Benim e no Níger, este artigo demonstra que desde 1966 os governantes dos Camarões têm criado uma situação de "excepção" no seu método de governação, com o eventual objetivo de criar um modelo de democracia camaronês. Na realidade, o objetivo oculto tem sido o de perpetuar a dominação do partido-Estado no cenário político deste país.

: Camarões; Benim; Níger; modelo de democracia camaronês; partido-Estado; sistema multipartidário.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License