24“The Cape Verdean Race”: Identity-building in a suburban council estate 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Cadernos de Estudos Africanos

 ISSN 1645-3794

WEEKS, Samuel. Crise marxiana, dádiva maussiana: as práticas de entreajuda dos imigrantes laborais cabo-verdianos em tempo de austeridade. []. , 24, pp.27-43. ISSN 1645-3794.

A crise económica que começou em Portugal a partir de 2008 tem sido particularmente grave nos bairros em que vivem a maior parte dos imigrantes cabo-verdianos do país. Neste artigo, tentarei analisar a maneira em que os meus informantes têm conceitualizado a actual crise, bem como a forma como têm usado “dádivas” de ajuda mútua (djuda) para aguentarem, ou mesmo ultrapassarem, os desafios de viver numa periferia de Lisboa em crise. Um outro fator que irei explorar é a percepção dos meus informantes de que a troca de dádivas de ajuda mútua tem perdido importância. Vou argumentar que há uma desconexão entre a percepção dos cabo-verdianos de que as suas práticas de ajuda mútua acontecem com cada vez menos frequência e, simultaneamente, a necessidade do apoio material que elas fornecem.

: cabo-verdianos; Lisboa; crise; práticas de ajuda mútua; economia da dádiva.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License