28 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Cadernos de Estudos Africanos

 ISSN 1645-3794

BUSSOTTI, Luca. Gestão e comunicação do risco ambiental num contexto africano: O caso do bypass da Mozal em Moçambique. []. , 28, pp.89-92. ISSN 1645-3794.

Este artigo pretende analisar o modo em que o Risco Ambiental é gerido e comunicado às populações locais num contexto africano. De forma mais específica, o artigo considera a experiência de uma das maiores multinacionais que operam em Moçambique: a Mozal (Mozambique Aluminum). Em 2010, a Mozal decidiu levar a cabo um “bypass” aos seus dois Centros de Tratamento de Fumos. A Mozal tinha conseguido uma autorização para lançar as suas emissões no ar sem filtros durante seis meses, com a séria possibilidade de prejudicar a saúde humana. O artigo procura perceber como os vários intervenientes envolvidos, quer institucionais, quer não, atuaram para prevenir, gerir e comunicar este risco. A pesquisa desenvolve-se de acordo com dois níveis de análise: primeiro, o debate sobre a comunicação do risco no contexto moçambicano; segundo, o mesmo debate mas ao nível internacional. Como conclusão, é possível deduzir que o modelo fraco e formal de democracia presente em Moçambique tem tornado impossível obter garantias que, pelo contrário, têm sido consideradas sérias e significativas no cenário internacional.

: Moçambique; risco ambiental; gestão do risco; comunicação do risco; participação; poluição.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License