28 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Cadernos de Estudos Africanos

 ISSN 1645-3794

DAOUDA, Youssoufou Hamadou. RSE e desenvolvimento sustentável: As multinacionais são socialmente responsáveis na África Subsariana? O caso de Areva no Níger. []. , 28, pp.141-162. ISSN 1645-3794.

O objetivo deste trabalho é contribuir na compreensão das questões relacionadas com a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) na África Subsariana. O artigo demonstra que, apesar de as estratégias das multinacionais participarem no desenvolvimento económico e social, ainda há muito a fazer dado as expectativas ambientais, sociais e económicas. O caso de Areva analisado aqui ilustra a discrepância que existe entre as estratégias de RSE destas empresas e as condições locais onde elas evoluem (conflitos armados, pobreza, desigualdades sociais, poluição do ar, degradação ambiental, contaminação da água, etc.). Portanto, dois desafios são essenciais. Por um lado, as multinacionais devem levar em conta os custos externos das suas atividades e participar em projetos que melhorem o bem-estar social e económico. Por outro lado, em caso de oposição acentuada entre as multinacionais e as partes interessadas (sociedade civil, parceiros sociais, ONG, etc.) as regulamentações públicas podem orientar as ações corporativas num processo de desenvolvimento social mais responsável.

: RSE; desenvolvimento sustentado; regulação pública; stakeholders; Areva.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License