39 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Cadernos de Estudos Africanos

 ISSN 1645-3794

CARVALHO, Xénia de. “Em Moçambique… Epa, Porra! Os Filhos dos Dirigentes Tinham Uma Escola!” - Memórias de três gerações e suas narrativas escolares na África subsariana. []. , 39, pp.161-185.   12--2021. ISSN 1645-3794.

^a

Neste artigo argumenta-se que a escola, em contexto pós-colonial, é um espaço (re)produtor de desigualdades sociais, definindo-se como uma instituição transmissora de cultura, um lugar de poder e local de construção da realidade de uma elite que se tem vindo a consolidar desde o período colonial até à atualidade, seguindo um modelo que retrata o ensino na Europa Ocidental. Olhando para as últimas quatro décadas de ensino em Moçambique, enquadradas em três períodos ideológicos e políticos que caracterizam o país, recorrendo à etnografia e recolha de histórias de vida ao longo de três gerações, pretende-se contribuir para o entendimento da aprendizagem e como ela é feita na instituição-escola, percebendo a sua contribuição na construção da emancipação dos atores sociais.

^lpt^a

In this article it is argued that school, in a post-colonial context, is a space that (re)produces social inequalities. School is an institution that reproduces culture, a place of power in which reality is socially constructed by an elite that has been growing since colonial times until nowadays. School, in post-colonial settings, follows a Western European model and system of education. Looking at the last four decades of education in Mozambique, framed in three specific ideological and political periods, using ethnography and collection of life histories over three generations, this article aims to contribute for an understanding of learning in school as an institution, and how it contributes for the emancipation of social actors.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )