40 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Cadernos de Estudos Africanos

 ISSN 1645-3794

SARKIN, Jeremy Julian. Compreendendo as mudanças de posição da África do Sul sobre a justiça penal internacional: Por que o país quis retirar-se do Tribunal Penal Internacional (TPI) e por que pode permanecer no TPI por enquanto?. []. , 40, pp.91-114.   14--2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.5353.

Este artigo examina o porquê da decisão do governo sul-africano de abandonar o Tribunal Penal Internacional (TPI) em 2016. A história da África do Sul no que toca ao direito internacional e à justiça internacional é examinada de modo a pôr em evidência como essas questões ao longo do tempo refletem a história e os desenvolvimentos políticos que nela ocorreram. A secção seguinte do artigo analisa o papel que o Conselho de Segurança das Nações Unidas desempenha em relação ao TPI e por que isso, juntamente com outras questões, tem levado a uma maior relutância por parte dos países africanos em aceitar quem é julgado e quem não o é. Finalmente, é examinado como a posição da África do Sul sobre a justiça internacional se tem vindo a alterar ao longo do tempo, o que desencadeou esta mudança, e é ponderado se a retirada do país do TPI virá a ter lugar no futuro.

: Tribunal Penal Internacional; África do Sul; União Africana; Conselho de Segurança das Nações Unidas; justiça penal internacional; direito internacional.

        ·     ·     · ( pdf )