6 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

 ISSN 1645-4464

SALDANHA, Jorge; FERASSO, Marcos    FILHO, Nelson. A inter-relação entre o marketing não-intuitivo e as vendas Um estudo sobre o ambiente empresarial de Florianópolis/SC (Brasil). []. , 6, 2, pp.44-55. ISSN 1645-4464.

^lpt^aO processo de globalização mundial aumentou a competição e forçou os empresários a repensarem sua atuação na área do marketing. Este fato levou os pesquisadores a investigar  como configuram as relações entre o marketing não-intuitivo e as vendas, observando-se o ambiente empresarial de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, Brasil. Elaborado pelos métodos exploratório e bibliográfico, e por meio de uma observação não-participante assistemática, o trabalho sinaliza que, no município de Florianópolis, existe o princípio do marketing baseado apenas na intuição, adotado principalmente entre as micro, pequenas e médias empresas, em sua maioria familiares. Os esforços de marketing são administrados pelos proprietários que atuam em várias áreas da organização. Mesmo havendo empresários que buscam qualificação, poucos são os que põem em prática os conhecimentos adquiridos na academia. Se o enfoque dos empresários do município de Florianópolis fosse o de investir em pesquisa científica na área de marketing e  aplicar os resultados destas pesquisas na prática, seus resultados com vendas, satisfação de  clientes e resultados seriam melhores.^len^aThe process of world globalization increased the competition and it forced the managers to rethink their performance in the area of the marketing. This fact took the researchers to investigate as they configure the relationships among the non-intuitive marketing and sales, being observed the managerial atmosphere of Florianopolis/SC, Brazil. Elaborated from the exploratory and bibliographical methods and by a non-systematic no-participant observation, the article signals that in the municipal district of Florianopolis exists the principle of the marketing just based in the intuition adopted mainly among the micro, small and medium enterprises, in its majority family companies. The marketing efforts are administered by the proprietors that act in several areas of the organization. Some having managers that look for qualification, few are the ones that put into practice the knowledge acquired in the academy. If the focus of the managers of the municipal district of Florianopolis went to invest in scientific research in the area of marketing and to apply the results of these researches in the practice, their results with sales, customers’ satisfaction and results would be better.^les^aEl proceso de globalización mundial aumentó la competitividad forzando a los directivos a repensar su  rendimiento en el área de marketing. Este hecho llevó a los investigadores a estudiar como dar forma a la relación entre el marketing no intuitivo y ventas, observando la atmósfera de gestión de Florianópolis/SC, Brasil. Elaborado de los métodos bibliográficos y exploratorios y por observaciones no participativas y asistemáticos, el artículo señala que en el distrito municipal de Florianópolis existe  el principio basado únicamente en la intuición adoptada mayormente por las micro, pequeñas y medianas empresas, en su mayoría empresas familiares. Los esfuerzos de marketing son gestionados por los propietarios que ejercen en varias áreas de la organización. Aún teniendo directores que buscan  aptitud, pocos son los que llevan a la práctica el conocimiento adquirido en la universidad. Si el foco de los directores del distrito de Florianópolis fuese el de invertir en estudios científicos en el área de marketing  y aplicar los resultados de estos estudios a la práctica, sus ventas, satisfacción del cliente y resultados serían mejores.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License